A cada dez minutos um idoso é vítima de violência no Brasil
Espancamento, cárcere privado, apropriação da aposentadoria. Só neste primeiro semestre do ano, mais de três mil idosos foram agredidos no país. A cada dez minutos um idoso é vítima de violência no Brasil. E a maioria das agressões ocorre dentro de casa.
Os casos de agressão contra idosos têm várias caras e acontecem em todo o país. No ano passado, 900 idosos foram agredidos em Teresina, no Piauí. “Ela me humilhava em todos os sentidos, eu era tipo escrava”, conta uma senhora.
Em um asilo em Maringá está o retrato da realidade da violência que atinge muitos idosos. Dos 15 velhinhos que estão lá, treze sofriam maus tratos. “Me sinto bem aqui. Lá eu tinha muita dor nas costas. Acho que era de carregar balde de água, limpar o chão, banheiro, a casa”, diz uma senhora.
São Paulo tem oito delegacias específicas para atender casos de desrespeito ao Estatuto do Idoso. No primeiro semestre, foram 690 ocorrências. Em 57 casos, houve agressões físicas contra os idosos. “Nesse delito a pessoa pode pegar até quatro anos de prisão. E a intenção do Supremo Tribunal Federal é de que isso realmente aconteça”, alerta o delegado Mário Dirienzo.
Idosos que participam de atividades fora de casa, como a dinâmica que acontece num centro cultural de São Paulo, têm mais chance de desabafar e pedir ajuda. Mas há muitos motivos para se calar: medo, vergonha e, principalmente porque, na maioria dos casos, os autores das agressões estão dentro de casa.
A Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, do Rio de Janeiro, analisou 2429. Em 70% deles, o agressor morava com o idoso. Mesmo índice de agressões praticado pelo filho da vítima. E isso que é tão difícil para o idoso: como denunciar um filho?
Nos próximos meses entra em vigor uma lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados a denunciarem os casos de agressão a idosos. Essa é mais uma tentativa de proteger a população acima de 60 anos.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário