Internet 3G do Brasil fica em 4° lugar na América Latina

Em tempos onde se fala muito sobre mensagens instantâneas e redes sociais, o advento da internet móvel é quase uma obrigatoriedade para usuários de smartphones e tablets. Os brasileiros, por exemplo, gabaritam a prova quando o assunto é 3G. O Brasil lidera a lista de países em que as pessoas utilizam o serviço, de acordo com uma pesquisa feita pela Accenture, ano passado. Em contraponto, segundo um estudo realizado pela Akamai, neste ano, o Brasil ficou com o tímido quarto lugar no ranking de velocidade da internet móvel da América Latina.

Isso mesmo, o país com a economia mais ativa do continente ficou atrás da Ar­gentina, Chile e Colômbia, que possuem velocidades médias de, respectivamente, 1,6, 1,3 e 1,17 Megabit por segundo (Mbps), em relação a dados do segundo trimestre deste ano. Nas terras tupiniquins a taxa é de 1,12 Mbps. O pico da velocidade de conexões móveis no Brasil, indica o estudo, foi de 8 Mbps no período. No mundo, a velocidade média da internet móvel foi de 2 Mbps. A ganhadora da medalha de ouro foi a Rússia, que apresentou taxas de até 7,7 Mbps.

Usuário assíduo do serviço, o estudante Vítor Albu­querque, de 22 anos, conta que utiliza o 3G pelo seu smartphone para quase tudo em sua rotina. Atividades como trocar mensagens com os amigos ou utilizar serviços de localização, requerem a internet móvel para funcionar. “Muitas vezes, fico sem sinal, o 3G não liga ou não consigo acessar por algumas horas. Em um período de dez dias, o serviço falha pelo menos em quatro”, comenta. Albuquerque, que já teve a oportunidade de utilizar o mesmo serviço nos Estados Unidos explica que a diferença de qualidade é grande. “Lá é bem mais rápido e acessível todo o tempo, sem mandiga, sem stress”, conta.

Para o professor e pesquisador do Centro de In­for­mática da Universidade Fe­deral de Pernambuco (CIn-UFPE), Kelvin Lopes, a má qualidade observada pelos usuários do serviço no Brasil é consequência do número excessivo de linhas por antena, o que sobrecarrega e vem causando a falta de conectividade devido à indisponibilidade de recursos no acesso sem fio. “Pre­cisamos também de ajustes em relação às regras vigentes para a instalação de antenas já que cada município possui sua própria legislação” explica Lopes.

Segundo o gerente de projetos da Secretaria de Tele­comunicações do Ministério das Comunicações (MC), Pedro Araujo, até a Copa das Con­federações, que será realizada em junho do próximo ano, todas as cidades que sediarão este evento já terão redes 4G em operação cobrindo, no mínimo, 50% de suas respectivas áreas urbanas. “Espera-se que tenha aumentado significativamente o número de municípios atendidos por 3G, que hoje já somam 2.449. As obrigações de qualidade e os investimentos cobrados pela Anatel já devem produzir efeito até o evento”, esclarece.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.