Reunião discute implantação do Centro de Biotecnologia do Semiárido
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um centro de pesquisa onde as maiores instituições do norte da Bahia estarão congregadas para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do semiárido. Essa é a proposta do Centro de Biotecnologia do Semiárido, um projeto da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia – SECTI que reunirá projetos desenvolvidos na EMBRAPA Semiárido, Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e na Biofábrica Moscamed Brasil.
Na terça-feira (30), a diretoria da Moscamed e técnicos das entidades citadas reuniram-se com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia – SECTI, Paulo Câmera, para apresentar as propostas para implantação do centro que terá como sede a Biofábrica, localizada em Juazeiro. “Apresentamos para o secretário uma discussão dos projetos que teriam interesse para o Vale do São Francisco e semiárido brasileiro na área de biotecnologia e que poderiam ser desenvolvidos no Centro. Os projetos serão submetidos à secretaria para uma análise de quais serão financiados pela SECTI”, explicou o diretor presidente da Moscamed, Aldo Malavasi.
Escolhida como potencial local de construção do Centro de Biotecnologia, a Moscamed desenvolve dois projetos com repercussão no Brasil e no exterior: um na área de controle biológico e supressão populacional de Moscas das Frutas, praga que ataca a agricultura irrigada e o outro no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Dengue. A Biofábrica foi inaugurada em 2005 e possui 60.000 m² de área total com galpões, laboratórios e espaço administrativo, destes 30.000 m² de terreno estão sendo disponibilizados para a construção do centro.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário