Festa para os 100 anos da UFRPE

Inovação ao longo do século. Assim é a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que fez e continua fazendo parte da vida de milhares de profissionais que são ponto-chave para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco. Descentralizada em três campi (Recife, Serra Talhada e Garanhuns) e já se esquentando para a implantação de mais um no Cabo de Santo Agostinho, a UFRPE abraça mais de 15 mil acadêmicos.

Ao completar seus 100 anos, a UFRPE já conta com 51 cursos entre presenciais e também a distância. A solenidade realizada nesta quarta-feira (07) no Salão Nobre da UFRPE, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, foi conduzida pela reitora Maria José de Sena. Ao longo do evento, foram prestadas as homenagens a pessoas e entidades que fizeram parte e ainda fazem da evolução da universidade.


O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, foi um dos contemplados com a Medalha UFRPE 100 Anos. “A Rural tem uma larga folha de serviço prestado ao Nordeste. Tanto na academia como também na evolução do pensamento e em todos os avanços da vida brasileira. Estou muito honrado porque essa homenagem ao Grupo EQM se estende à Folha de Pernambuco, a Rádio Folha, ao Portal FolhaPE, além das nossas unidades açucareiras”, afirmou.

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçucar), Renato Cunha, que também foi homenageado, reafirmou a parceria com a universidade. “Pernambuco é um Estado com muitas instituições centenárias e nessa situação está a UFRPE. Ela é referência na construção de recursos humanos e um dos maiores patrimônios culturais que temos”.
O presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire, disse que a honra da medalha deixa toda a instituição contente. “É um símbolo muito importante, que representa os 100 anos dessa universidade. É um processo sempre crescente de desenvolvimento”.

O professor e antigo presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), Arthur Roberto Lapa de Carvalho, também recebeu a Medalha dos 100 Anos da UFRPE. “Não esperava essa homenagem. Sinto-me extremamente honrado ainda mais quando penso em tudo que vivi nessa universidade”. A cerimônia também contou com a apresentação do Coral da Rural.
Ainda foram agraciados o doutor Eudes de Souza Leão Pinto, presidente da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica; Marcelino Granja, secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, na ocasião representado o governador Eduardo Campos; Waldemar Borges, ex-deputado estadual e professor aposentado; e Djalma Euzébio Simões, professor da Estação Experimental de Cana de Açúcar de Carpina (EECAC). Também estiveram presentes ex-reitores da UFRPE, dentre eles Walmar Correa de Andrade e Waldecyr Pinto.

NOVIDADE
Está marcado para março de 2014, o início das aulas no novo campus da UFRPE, no Cabo de Santo Agostinho. O terreno, localizado no bairro da Charneca, deve ser doado nos próximos dias pelo governo municipal da cidade. Foram R$ 13 milhões do Ministério da Educação só para o início das obras. A reitoria da Universidade já recebeu a liberação, também, para contratar professores e técnicos administrativos. As obras devem começar no início de 2013. Esse novo espaço educacional está diretamente relacionado com o avanço do Litoral Sul do Estado, especialmente no Complexo de Suape.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.