Edição do Enem tem mudanças na redação
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os 4,1 milhões de pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana terão acesso, pela primeira vez, ao espelho de correção digitalizado da redação, para que possam saber onde erraram e assim poder aprender. A mudança será a partir de 15 de fevereiro do ano que vem.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é responsável pela realização do exame, 5.683 profissionais estão empenhados na correção. O trabalho terá início na próxima semana.
A correção da redação considerará os seguintes aspectos: pontuação; domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e, por fim, elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Cada um dos aspectos poderá ter sua pontuação variando até 200 pontos. Por conta disso, a nota máxima da redação é de mil pontos. A partir desta edição, a redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será avaliado por um terceiro corretor. Nas outras edições do Enem, isso ocorria quando o disparate entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos. Outra mudança para a redação deste ano é que será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante.
O Inep estima que das 4,1 milhões de redações corrigidas, cerca de 1,2 milhão receberão a terceira correção e que aproximadamente 200 mil sejam avaliadas pela banca.
Fonte: A Voz da Cidade
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário