Redução de sacos plásticos diminui risco ambiental
Em todo o País, há grande mobilização para a redução do uso de sacolas plásticas. Com isso, uma série de ações educativas está sendo promovida, dentre essas ações está a redução da oferta de sacolas plásticas ao consumidor.
Grandes grupos de supermercados vêm a alguns anos estabelecendo metas de redução do consumo de sacolas, fatos que já diminuíram de 18 para 13 bilhões de sacolas entre 2008 e 2010. O engajamento da população tem sido um grande impulsionador no sucesso dessas campanhas.
O Congresso Nacional preocupado com o aumento do consumo e com o descarte inadequado de sacolas plásticas, também vem fazendo a sua parte, já editou mais de 20 Projetos de Lei, obrigando todos os estabelecimentos comerciais do país, a substituírem as sacolas plásticas convencionais por sacolas plásticas oxibiodegradáveis.
Entidades ligadas à indústria do plástico e a supermercados de todo o País, estão desenvolvendo iniciativas em conjunto para conscientizar a população de que as sacolas plásticas não são o grande vilão causador da poluição, mas carecem cuidados com elas e, por isso, estão desenvolvendo uma série de ações educativas.
Dentre essas ações está a redução da oferta de sacolas plásticas ao consumidor, aliada a uma preocupação maior com a eficiência do produto.
O Ministério do Meio Ambiente, junto com ONGs e pessoas preocupadas com o meio ambiente, instituíram campanha denominada “Saco é um Saco” orientando os estabelecimentos comerciais a só utilizarem sacolas plásticas oxibiodegradáveis, porque têm a característica de degradar-se naturalmente, primeiro pela oxidação gerada por luz e calor e, depois, pela ação de micro-organismos, produzindo resíduos finais como o dióxido de carbono e a água.
GONZAGA PATRIOTA, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário