Seca acentua o êxodo rural no interior de Pernambuco

Em Pernambuco, a seca atinge mais de 1,2 milhão de pessoas. Cento e trinta municípios decretaram situação de emergência. Com a pouca perspectiva de chuva, muitas famílias abandonaram as casas à procura de trabalho nas grandes cidades.

A agricultura Zefinha Vieira da Silva ficou com os quatro filhos em um pequeno sítio em Paranatama, no Agreste de Pernambuco, enquanto o marido tenta ganhar a vida em São Paulo. É a ajuda que ele manda há quase um ano que garante a sobrevivência da família. “Ele trabalha numa chácara criando porco. Quando ele recebe lá, ele manda, 200, 150, 100 reais”, contou.

A casa em frente foi abandonada. No local vivia o irmão caçula de Jucivânio da Silva Ferreira, que não conseguia arrumar trabalho. “É difícil porque a pessoa nasceu e se criou aqui. A pessoa gosta do lugar, mas a seca está obrigando a pessoa a ir embora e tem que ir mesmo”, disse.

Casas vazias se multiplicam na área rural do município repetindo um drama antigo dos nordestinos expulsos do campo por causa da seca. O agricultor Edgard Aristides é o guardião da casa do filho e da nora, que ficou mobiliada à espera dos donos.

A decisão de deixar tudo para trás é muito difícil e só é registrada em casos extremos, típicos de secas históricas. O casal de agricultores que vivia nesta casa forrou os móveis com plástico e lençóis pra tentar proteger o pequeno patrimônio e foi arriscar a sorte em São Paulo, fugindo da seca e das adversidades.

José Genildo e a mulher Poliana estão em São Paulo há dois meses. Ela já arrumou um emprego em um mercadinho. Ele está fazendo bicos. “Cada um que vai embora é uma dor, é dureza, é sofrimento para os pais e para os filhos que vão também”, afirmou Aristides.

São dias difíceis, de muitas perdas na região e de uma fuga que não para de crescer. “Há décadas que a gente não vê uma situação dessa, o pessoal deixando suas propriedades para procurar emprego lá no sul do Brasil e a gente vê que a perspectiva de chuva está pouca. A gente está vendo mais acentuado agora esse êxodo rural hoje”, comentou Adelvanda de Almeida, secretária de Agricultura de Paranatama.

Em Águas Belas, numa vila de pescadores, aos poucos vão ficando só as mulheres e as crianças.  O Rio Ipanema, onde as famílias encontravam fartura, agora está totalmente seco.

Na vila de pescadores e em muitos sítios do Nordeste, seca virou sinônimo de saudade. “Em setembro começou a ir embora. Foi Francival, meu filho, e José Girlânio, e Manoel Pereira da Silva, que é meu marido. Acostumada ter gente em casa, fica difícil”, disse a agricultora Maria Madalena Pereira.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.