O avanço da guerra ao crack no Estado
Ainda faltam quatro meses para terminar o ano e a quantidade de apreensões de pasta-base de cocaína, matéria-prima do crack, já é 70% maior do que a registrada durante todo o ano de 2010, no Estado.
De janeiro até agora, o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) retirou de circulação 144 quilos de pasta-base, contra 85 quilos nos 12 meses do ano passado.
As últimas apreensões, no fim de semana, somaram sete quilos da droga, encontradas nos bairros do Pina, na Zona Sul do Recife, e Água Fria, na Zona Norte.
A quantidade de crack retirada de circulação este ano também é maior que em 2010: 27 quilos até agora. Ano passado foram 25 quilos.
Segundo a polícia, cada quilo de pasta base de cocaína resulta em três quilos de crack. Com um quilo de crack é possível produzir cerca de quatro mil pedras de crack.
O gestor do Denarc, delegado Luiz Andrey, credita mais apreensões de droga ao trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar. Também às ações de prevenção ao crack. “Estamos prendendo mais gente e pessoas mais qualificadas dentro do tráfico de drogas. Conseguimos desarticular vendas no atacado e no varejo”, observou Luiz Andrey.
Na área de prevenção, estão ativos 20 centros de atendimento no Estado exclusivos para drogados, além de 12 consultórios de rua. “Esses consultórios contam com equipes de psicólogo e assistentes sociais que atendem os usuários de drogas nas ruas”, explicou o gerente de Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rafael West.
Outra ação é o programa de proteção, que já acolheu 125 pessoas que estavam ameaçadas por causa de dívidas com drogas. Domingo (21), policiais do Denarc prenderam o casal José Fábio Serafim da Silva, 21 anos, e Ana Paula França de Lima, 27, no Pina. Na residência deles, foram encontrados seis quilos de pasta-base de cocaína.
“Começamos a investigá-los há um mês. Ontem (domingo – 21), abordamos Fábio quando ele saía de casa. Na residência, Ana Paula negou que havia droga, mas encontramos uma balança e uma sacola com seis quilos de pasta-base de cocaína que ela jogou pela janela e caiu numa laje”, relatou a delegada Maria Elizabeth Patriota. O casal vendia a droga para pequenos traficantes da Zona Sul.
Em Água Fria, sexta-feira passada, a polícia prendeu Alessandro da Silva Amorim, 29, e Fábio Franklin da Silva, 30. A prisão ocorreu na rua, no momento em que Fábio entregava a Alessandro uma sacola com um quilo de pasta-base de cocaína.
“Alessandro pagava R$ 50 para Fábio guardar a droga em sua casa”, contou a delegada Maria Antonieta Calado. Foram apreendidos também quatro aparelhos de telefone celular, R$ 32, uma balança, a moto de Fábio, que trabalhava como mototaxista, e o Celta de Alessandro.
Os quatro presos foram autuados por tráfico de drogas e associação com tráfico. A mulher foi levada para a Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, e os três homens para o Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário