Juros caem pelo 10º mês seguido e fecham 2012 em mínima histórica
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A taxa média de juros das operações de crédito manteve a trajetória de declínio em dezembro e encerrou o ano no menor nível em 12 anos, em 28,1% ao ano. Foi o décimo mês seguido de recuo.
A queda dos juros no ano passado aconteceu em meio à redução na taxa básica, a Selic, — caiu de 10,5% para 7,25% ao ano– e ao cenário de maior competição entre os bancos.
O governo deflagrou no início de 2012 um esforço para diminuir o custo financeiro no país. Caixa e Banco do Brasil adotaram uma política agressiva nos juros cobrados em suas linhas de financiamento para forçar os bancos privados a diminuir suas taxas.
Em dezembro, a taxa média geral teve queda de 0,8 ponto percentual ante novembro e de 9 pontos percentuais no ano –cerca de 26% em relação a janeiro. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira.
A taxa média caiu com maior intensidade nas operações de crédito para pessoa física: o recuo acumulado em 2012 foi de 9,2 pontos, para 34,6% ao ano. Trata-se também do menor nível já registrado pela série histórica, que começou em 1994. Para pessoa jurídica, a queda no ano foi de 7,6 pontos percentuais, para 20,6% ao ano.
O “spread bancário” (diferença entre o custo de captação do banco e a taxa efetivamente cobrada ao consumidor final) foi a 21,1 pontos percentuais, menor nível da série histórica iniciada em 2000. Em novembro, tinha ficado em 21,6 pontos percentuais.
Fonte: Folha de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário