Chefe da oposição tunisiana é assassinado a tiros
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O advogado e líder do partido opositor tunisiano Patriotas Democratas, Chokri Belaid, foi assassinado a tiros nesta quarta-feira, informou o irmão da vítima, em um momento de grandes conflitos políticos no país, dois anos depois da revolução. A morte de Belaid provocou protestos, e mais de mil tunisianos pediram a renúncia do ministro do interior, Ali Laridi, diante do prédio do ministério.
“Meu irmão foi assassinado, estou mais que desesperado e deprimido”, disse Abdelmajid Belaid. O irmão acusou o partido islamita Ennahda, que governa o país, pelo crime. “Acuso o líder do Ennahda Rached Ghannouchi de ter ordenado a morte de meu irmão”, afirmou. A mulher do político afirmou a uma rádio que o marido recebeu dois tiros quando saía de casa.
Chokri Belaid, líder da oposição de esquerda e forte crítico do governo, havia se unido a uma coalizão de 11 partidos, a Frente Popular Pelos Objetivos da Revolução, que pretende ser uma alternativa ao poder. A plataforma, dirigida pelo Partido dos Operários Comunistas de Tunísia, nasceu com a intenção de resistir à “ameaça da dinâmica hegemônica do governo”, como anunciaram então seus fundadores.
Assim como o restante da oposição, Belaid era muito crítico com as Ligas para a Proteção da Revolução (LPR) criadas por grupos salafistas e simpatizantes do partido governante islamita Al-Nahda. Após o ataque no sábado contra a sede do PPDU na cidade do Kef, no sudoeste do país, Belaid redobrou os ataques contra as ligas, as quais acusava de estarem por trás dos assaltos contra várias sedes de partidos políticos.
Fonte: VEJA
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário