‘É uma guerreira, uma vitoriosa’, diz mãe de bebê que nasceu com 590g

Uma bebê prematura que, de tão pequenininha, emocionou o Brasil, completou o primeiro ano de vida.

Um ano de vida tem mesmo que ser comemorado por Sophia.

“É uma guerreira, uma vitoriosa. Né, meu amor? Linda!”, declara a Patrícia Rocha Rodrigues Freitas, mãe de Sophia.

“A hora que eu vi a minha filha, eu não acreditei. Era muito pequenininha. Era muito frágil. Sem cor. Mas era a minha filha. E eu sabia que ela tinha força”, diz Marcos César Freitas, pai de Sophia.

E teve. É outra menina hoje. Mas foi uma batalha chegar até aqui.

Marcos e Patrícia são bancários. Ele tem 43 anos. Ela, 41. Sophia, a filha única do casal, foi bastante desejada.

“Muito planejada, esperada. Muitíssimo”, diz a mãe de Sophia.

Mas chegou bem antes do planejado.

“Quando fez o ultrassom, viu que ela estava com restrição de crescimento. O médico da medicina fetal falou ‘Olha, eu prefiro cuidar dela fora da barriga do que aí dentro’. Ela estava
com seis meses. Faltava um dia para a gente entrar no sétimo mês”, conta Patrícia.

Sophia nasceu com 590 gramas.

A Sophia nasceu com 30 centímetros. A mãe guarda também a primeira touquinha que ela usou nos primeiros dias. Pequenininha. Ela está bem maior hoje, está com mais do que o dobro do tamanho.

“Está com 66 centímetros e com 6,2 kg”, declara a mãe.

Logo na primeira semana de vida, ela teve uma hemorragia grave no cérebro.

“Eu fiquei arrasado”, diz o pai de Sophia.

Ela superou essa. Mas nos dois meses seguintes, precisou fazer três cirurgias. A mais grave, no esôfago./

“Ela não tinha cor de nada, nada, nada, nada. Fiquei desesperada, comecei a chorar”, declara Patrícia.

A Sophia ficou em um quarto na UTI de um hospital em São Paulo. Ela permaneceu por dez meses. Todos os dias, a mãe ia para lá. Chegava bem cedinho e ia embora só à noite, sempre mantendo a esperança de a filha melhorar.

E isso foi acontecendo aos poucos. Cada mês que passava, os pais ganhavam um presente da Sophia. A primeira amamentação. O primeiro banho.

“E ela sorria pra mim. Foi uma interação assim fantástica, foi muito emocionante”, conta Patrícia.

Depois, o pai teve o primeiro contato com a filha.

“Você pegar tua filha, trazer para o peito, passar o seu calor pra ela, e a mãozinha dela tão pequenininha. Hoje, está maior, assim, do tamanho do meu dedo, passando a mão no peito assim, é incrível”, conta Marcos.

E quando ela dava risada, então?

“Olha para você, dá um sorriso, não tem igual”, diz o pai.

Sophia foi conseguindo se alimentar melhor. Foi ganhando peso. E antes de terminar o ano, os pais receberam a notícia. Ela podia deixar o hospital, ir para casa comemorar o Natal.

“Não precisaria ter nada, só ela aqui, já era o suficiente”, diz Patrícia.

Patrícia e Marcos colocaram a história de Sophia na internet para motivar outros pais que passam pela mesma situação. Mostraram toda a batalha da filha, mês a mês.

“A gente quer mostrar para quem está passando por isso pra ter fé, não desanimar, estar unido, e estar sempre ali junto com o bebê”, explica Patrícia.

No mesmo hospital que Sophia nasceu, nasceu também Lorena e menor ainda.

“330 gramas, de muita batalha, e 24,5 centímetros, e já está com 2.680 e 48 centímetros”, declara Alexandre Dutra Vieira, pai de Lorena.

“Vale a pena investir nestes bebês, que eles são pequeninhos. Mas eles são muito especiais, são muito fortes”, diz Vivian Marin Dutra, mãe de Lorena.

Lorena deve ter alta no próximo mês. Sophia está em casa, há 22 dias.

Ela come bem. E se diverte.

Todos os dias, a Sophia faz sessões de fisioterapia. Como ela nasceu muito prematura, esses exercícios ajudam a acelerar o desenvolvimento do cérebro e do corpo.

Segundo os médicos, Sophia está se recuperando muito bem.

“A Sophia está crescendo, está engordando, está conseguindo se alimentar mais. Ela sempre foi assim, meio gulosinha, ela amou quando chegaram as frutinhas”, conta Filomena Mello,  coordenadora da UTI neonatal.

“Ela corresponde a uma idade em torno de seis, sete meses. Ela ainda depende um pouquinho de oxigênio, mas pouca quantidade”, declara a pediatra Cláudia Tanuri.

E como será daqui para frente? Depois desse um ano de vida tão especial?

“Primeiro, eu imagino ela correndo pela casa, mexendo nas minhas coisas. Pintando a parede”, diz Marcos, pai de Sophia.

“O que a gente quer para ela é que ela seja feliz”, diz Patrícia, mãe de Sophia.

“Ela já está sendo hoje”, conclui Marcos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.