Indústria tem quatro meses para apresentar ao governo plano de recolhimento de lixo eletrônico

Descarte incorreto de eletroeletrônicos representa risco à saúdeFoto: FOTO: Simone MarinhoIndústria, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos e componentes têm quatro meses para apresentar ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) propostas para implantação do processo de recolhimento do lixo eletrônico descartado pelo consumidor e seu tratamento ou reaproveitamento, a chamada logística reversa. O edital de chamamento para o acordo setorial, que prevê o prazo e as obrigações dos fabricantes, foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira. A ação integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com gerente de Resíduos Perigosos do MMA, Zilda Veloso, a expectativa é fechar os acordos até o final deste ano e iniciar a implantação do sistema em 2014.

O acordo setorial é um contrato firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, geralmente por meio de entidades que representam o setor, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. O edital publicado esta semana estabelece prazo para as entidades representativas da cadeia produtiva de eletroeletrônicos definirem os detalhes de operacionalização do sistema de logística reversa, como a localização e a quantidade dos pontos de coleta onde os consumidores poderão descartar o lixo e quem será responsável por recolher o que foi arrecadado.

Fechados os acordos, as empresas terão cinco anos para implantar o sistema em todos os municípios do país com população superior a 80 mil habitantes. O prazo é o mesmo para a empresa atingir o recolhimento e a destinação final ambientalmente adequada de 17%, em peso, dos produtos eletroeletrônicos que foram colocados no mercado nacional no ano anterior ao fechamento do acordo.

A analista ambiental da SRHU, Sabrina Andrade, explica que a implantação do sistema trará “grandes benefícios para a sociedade, uma vez que este tipo de resíduo, por conter elementos tóxicos como metais pesados em sua composição, representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente ao ser descartado de forma indevida”.

O edital prevê, ainda, que as empresas devem estabelecer um plano de comunicação para informar os consumidores sobre o funcionamento do sistema, como e onde o descarte deve ser feito e com quais cuidados:

— Hoje não há gerenciamento de como este descarte é feito e há poucas iniciativas da indústria em relação à logística reversa. E os consumidores têm de ser informados, bem orientados, para que possam contribuir — ressalta Zilda.

Outras propostas de acordos setoriais para implantação de sistemas de logística reversa estão em análise e aguardam a aprovação do Comitê Orientador (Cori), como as indústrias de lâmpadas fluorescentes e de embalagens em geral. O acordo setorial de embalagens plásticas de óleos lubrificantes foi assinado em dezembro passado, após um ano e meio de debates e negociações entre o governo e os representantes dos dois setores.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.