Dilma lança Programa Nacional de Microcrédito
Enquanto os juros anuais do cartão de crédito e do cheque especial, muitas das vezes usados por pequenos empreendedores informais variam de 180 a 230% ao ano, a Presidente Dilma lançou a semana passada, no Palácio do Planalto, o Programa de micro crédito, para esses pequenos empreendedores brasileiros, com juros subsidiados pelo Tesouro nacional, de 8% ao ano.
No Crescer – Programa Nacional de Micro Crédito, como fora batizado pela Presidente da República, as taxas cobradas nos empréstimos e financiamentos cairão dos atuais 60%, para 8%, e atenderá 3,4 milhões de pessoas que trabalham por conta própria na informalidade, como artesãos, vendedores ambulantes, pequenos comércios em pontas de ruas, dentre muitos outros informais, serão beneficiados com empréstimos de meio bilhão de reais até o final do próximo ano.
No início da operação desse programa, apenas os bancos oficiais participarão dos empréstimos, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal, podendo, adiante, ser aberto aos bancos privados.
Presente no lançamento do Programa Nacional de Micro Crédito, o Presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, se mostrou feliz, vez que programa igual, com o mesmo nome e status de política de governo, já é tocado por esse banco desde 1998, com o objetivo de democratizar os empréstimos e financiamentos à população de baixa renda, atendendo aproximadamente oito mil pequenos empreendedores por dia, com média de R$ 1.000,00 por contrato e juros de 1,2% ao mês. Agora, com o novo Programa, esses juros cairão para a metade.
Segundo Jurandir Santiago, a meta do Banco do Nordeste é atender parte dos 16 milhões de brasileiros classificados como extremamente pobres e ajudá-los a ter o seu próprio negócio. Até o momento essa carteira já disponibilizou mais de 900 milhões de reais a 1,2 milhões de pequenos empreendedores nordestinos, com valores em média de 700 reais por tomador.
O Banco do Nordeste é um banco de fomento total, financia, com a ajuda de mais de três mil assessores, desde um carrinho de pipoca até uma grande obra de infra-estrutura; Fábrica, hotel, posto de revenda de derivado de petróleo, etc.
O que a Presidente da República está fazendo ao lançar esse grande Programa é uma política social para tirar milhões de brasileiros da informalidade e da pobreza.
GONZAGA PATRIOTA, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista, pós- graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal da Argentina.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário