Detidos querem comprar cela com TV e banheiro

Os 12 corintianos devem permanecer detidos por pelos menos mais uma semana. É que ontem, pelo segundo dia seguido, Oruro acordou sob uma greve geral contra a mudança do nome do aeroporto da cidade de Juan Mendonza para Evo Morales e o movimento paralisou os principais serviços da cidade, incluindo o Judiciário. Assim, a análise da apelação feita pelo advogado pedindo a liberdade provisória deles pode ocorrer apenas no fim da próxima semana.

Os torcedores, no entanto, não parecem muito esperançosos. Acham que a Justiça boliviana está usando a prisão deles como uma resposta à sociedade, que cobra punição severa aos responsáveis pela morte de Kevin Espada. Por isso, eles já estão até negociando dentro do presídio a compra de celas melhores.

Lá há comércio de quase tudo: comida, bebida, roupa e também de celas. O local é separado por espécies de vilas e há, inclusive, pequenas tendas de vendas. Tudo legalizado e sob os olhares dos agentes penitenciários.

Os corintianos querem sair da ala onde estão e migrar para celas menores mas com mais conforto – com televisão, janela e algumas até com banheiro.

“Estamos só esperando para ver o que vai dar esse recurso. Se não der certo, já vamos começar a preparar a mudança”, diz Tadeu Macedo Andrade. Cada cela custa cerca de Cada cela custa R$ 35. O dinheiro será dado pelos diretores da Gaviões da Fiel.

“A nossa inocência nos fortalece cada vez mais. Se precisar ficar mais tempo a gente sabe que não é o correto, mas aguenta”, diz Tiago Aurélio.

O advogado Miguel Blancourt, que está trabalhando para os corintianos, questiona cinco pontos no inquérito que incrimina os brasileiros: 1) é impossível 12 pessoas serem responsáveis pelo lançamento de um artefato; 2) o depoimento não foi colhido pela fiscal de investigação responsável pela denúncia e sim pela sua assistente; 3) alegar que os brasileiros podem fugir é preconceito contra estrangeiro; 4) a prisão foi feita quase uma hora depois do disparo, então não foi em flagrante; 5) a promotora cita imagens de televisão, mas só apresentou fotos.

Para provarem que não fugirão do país durante as investigações, os presos querem alugar uma casa em Cochabamba. O imóvel deve ser registrado no nome de Tadeu. / R.R.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.