Maracanã recebe reforço de operários

O prazo é curto, e, para dar um reforço nas obras, mais mil operários entraram em campo no Maracanã. A reforma do estádio conta agora com 6.500 trabalhadores em três turnos. Nesta sexta-feira, representantes do governo do estado, liderados pelo secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) se reuniram, mais uma vez, para discutir detalhes da obra. A Fifa e o governador Sérgio Cabral se dizem otimistas.

 Segundo a Secretaria estadual de Obras, o número de operários foi aumentado gradativamente e já fazia parte do cronograma para a fase final da reforma, de acabamento. O presidente do Sindicato da Industria Pesada do Rio de Janeiro (Sintraicp), Nilson Duarte, confirmou: “Esta semana, o número de funcionários aumentou e muitas coisas podem ser feitas ao mesmo tempo”.

 O engenheiro civil Antônio Eulálio explicou que o acabamento é a parte mais cheia de detalhes, embora mais pessoas possam trabalhar em ritmo acelerado ao mesmo tempo. “O acabamento é a parte de obra que aparece de fato. É trabalhosa, mas independente. O revestimento de um banheiro pode ser feito enquanto se pinta uma parede. No caso do Maracanã, por exemplo, o gramado pode ser instalado ao mesmo tempo em que se fixam as cadeiras”, afirmou Eulálio.

Antônio Eulálio, que também é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio, sobrevoou o estádio e garantiu que o tempo de drenagem das águas da chuva foi satisfatório. “O que acontece neste momento da reforma é que se podem formar vários grupos com um comando individual, e todos acabam fazendo a mesma coisa. Com isso, você forma grupos de quase especialistas que até demoram a pegar o ritmo, mas depois fazem o trabalho com mais eficiência e rapidez”, explicou Eulálio, otimista com os prazos. “Até o dia 27, estará tudo pronto, 6.500 operários é um número bom”.

O aumento no contingente de trabalhadores não gera custo para os cofres públicos. Toda a responsabilidade com despesas adicionais é do Consórcio Maracanã. “Se, por acaso, não estiver no cronograma o aumento, quem tem de arcar com isso são as empreiteiras”, disse Nilson Duarte, do Sintraicp.

O governo do estado reafirmou que o Maracanã estará pronto dia 27 de abril. A expectativa, segundo o secretário Régis Fitchner, é realizar o primeiro jogo-teste no mesmo dia. Outros dois estão programados.

Na reunião desta sexta-feira, no Palácio Guanabara, o presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, mostrou detalhes do que será entregue à Fifa. Na saída, ninguém falou com os jornalistas.

“Sabemos que não temos um cronograma fácil, mas o Maracanã estará pronto para receber eventos-testes no dia 27 de abril. No total, organizaremos dois eventos fechados e um grande, para o público, como parte da preparação para a Copa das Confederações. Isso garantirá que todos os aspectos operacionais, após a reforma do estádio, passem por provas detalhadas, sendo uma delas com a capacidade máxima de público (78.639 pessoas), no dia 2 de junho, no jogo entre Brasil e Inglaterra”, disse Fitchner, em nota.

Fonte: Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.