Chuva fraca não alivia sofrimento de cidades vítimas da seca em PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A fraca precipitação registrada, nesta terça-feira (19), Dia de São José, em municípios pernambucanos, não aliviou o sofrimento dos moradores vítimas da seca, uma das piores das últimas décadas. Os postos de coleta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalados em Garanhuns, no Agreste do Estado, e em Arcoverde, Triunfo, Ouricuri e Petrolina, no Sertão, não registraram nenhum volume de chuva. Apenas a unidade de Surubim, Agreste, registrou 1,8 milímetro. Ainda segundo a seção regional do órgão, os índices pluviométricos foram maiores em outros Estados do Nordeste, como Piauí, Ceará e região oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
O boletim do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, também mostra fraca ocorrência de precipitação em algumas cidades do Sertão do Pajeú, Agreste Setentrional e da Zona da Mata. No entanto, conforme o órgão, praticamente não choveu no Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe, Sertão de Itaparica, Sertão Central e Sertão do Moxotó. Também não houve índice pluviométrico significativo no Agreste Meridional e Agreste Central.
“Quase não tivemos precipitação no Agreste e Sertão de Pernambuco, mas vemos nebulosidade sobre as duas regiões indicando que pode começar a chover nas próximas horas. Essa área de instabilidade foi gerada também pelo forte calor”, explicou o meteorologista do Inmet, Ednaldo Correia. A medição completa sobre a ocorrência de chuvas nesta terça (19) será divulgada na manhã de quarta-feira (20).
Das nove cidades do interior de Pernambuco visitadas pelo G1 choveu apenas em três: São José do Egito (30,5 milímetros), Ingazeira (25 mm) e Carpina (13,6 mm). Não houve precipitação em Custódia, Venturosa, Capoeiras, Bezerros, Brejo da Madre de Deus e Surubim. Reportagem publicada, nesta terça (19), mostra falta de água, criações dizimadas e desemprego em localidades do Sertão, Agreste e Mata Norte do Estado.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário