Papa Francisco destaca o papel especial das mulheres na Igreja

O papa Francisco destacou nesta quarta-feira (3) o papel especial das mulheres na Igreja católica ao lembrar que elas foram as primeiras a acreditar na ressurreição de Jesus Cristo, uma mensagem que, para alguns, abre a esperança para a designação de mulheres a cargos de alto escalão da Cúria Romana.

Diante de 30.000 fiéis reunidos na praça de São Pedro, entre eles 10.000 provenientes de Milão (norte da Itália), o Papa lembrou que as mulheres são fundamentais para transmitir a fé, apesar de serem consideradas na antiguidade testemunhas não confiáveis.

“Estão impulsionadas pelo amor e sabem receber este anúncio com fé: acreditam e imediatamente transmitem, não o guardam para si. A alegria de saber que Jesus está vivo, a esperança que enche seus corações não pode ser contida. Isto também deveria acontecer em nossa vida”, disse o Papa durante a tradicional audiência de quarta-feira na Praça de São Pedro.

Francisco, que decidiu falar apenas em italiano aos fiéis, já que não se sente seguro em outros idiomas, e que evita falar inclusive espanhol, sua língua materna, lembrou em algumas palavras por vezes improvisadas a bela missão das “mulheres, das mães e avós que levam este testemunho aos filhos e netos”.

“É significativo o fato de que sejam mulheres, que, segundo a lei, não podiam dar um testemunho confiável, as primeiras a anunciar a ressurreição. Deus não as elege com critérios humanos, mas olha para seu coração”, explicou.

“As mulheres tiveram e têm um papel primordial, fundamental” na história da Igreja, repetiu o Papa, marcado pessoalmente pela religiosidade de sua mãe e avó.

O Papa sul-americano, de 76 anos e que voltou a atrair nesta quarta-feira uma multidão, desceu do papamóvel para acariciar crianças e doentes e abençoar casais, o que começa a preocupar os agentes de segurança.

Francisco foi aplaudido e interrompido em várias ocasiões pelos milhares de fiéis presentes na audiência, entre eles muitos jovens de Milão liderados pelo cardeal Angelo Scola, que organizou a peregrinação e que foi saudado calorosamente pelo Papa.

O pontífice jesuíta, eleito no dia 13 de março em um momento de crise para a milenar instituição, desacreditada nos últimos anos por uma série de escândalos internos de abuso de poder, tráfico de influências e até intrigas de sexo, deverá iniciar uma série de reformas na Cúria Romana, o governo central da Igreja.

A evocação do delicado tema do papel da mulher durante a audiência geral pode ser uma forma indireta de o novo chefe da Igreja abrir a porta à possibilidade de nomear mulheres para cargos importantes, até agora nas mãos de homens.

Segundo a teóloga Cettina Militello, entrevistada pela Rádio Vaticano, “Jesus manifestou uma atenção particular ao déficit cultural da mulher: déficit religioso, físico, legal”, disse.

Quase dois mil anos mais tarde, as mulheres ainda não têm o lugar que merecem na hierarquia eclesiástica e por isso muitos teólogos, e, sobretudo, teólogas de todo o mundo, debatem sobre o tema para pedir uma mudança e, inclusive, a ordenação de mulheres sacerdotes.

Na Espanha e nos Estados Unidos existem grupos de mulheres, que contam inclusive com a participação de freiras, que exigem a paridade na Igreja e denunciam a discriminação.

As freiras dos Estados Unidos estão há anos no olho do furacão da Cúria por sua batalha e pedem o acesso ao sacerdócio, uma reivindicação que por enquanto não está em discussão.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.