Em última visita antes da Copa das Confederações, Valcke encontra metade dos estádios inacabados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Ao desembarcar em Brasília nesta terça-feira, Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, encontrará mais uma vez o Estádio Nacional Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, inacabado. Com a inauguração marcada para o próximo sábado, a arena está 97% concluída, de acordo com a Secopa-DF (Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de 2014 do Distrito Federal).
Assim, inacabados, também estão mais dois dos seis estádios que serão utilizados na Copa das Confederações: Maracanã e Arena Pernambuco. A data primeiramente acordada entre a Fifa e as autoridades brasileiras para entregar todas as arenas do torneio deste ano era dezembro de 2012.
Em 17 de abril, um dia após o governo do DF anunciar que iria atrasar pela segunda vez a entrega do estádio, à época remarcada para o dia 21 de abril, o governador Agnelo Queiroz (PT) afirmou que as obras estavam 98% concluídas, e que não iria “admitir nenhum tipo de maquiagem ou faz de conta”.
“Vamos entregar quando ele [o estádio] estiver pronto”, afirmou Queiroz na ocasião. O atraso na entrega do Mané Garrincha não cumpr o acordo firmado entre as cidades-sede com a entidade de entregar todos os estádios que serão utilizados na Copa das Confederações até 30 de abril.
Em quase todo o entorno do estádio de Brasília, porém, era possível ver, na última segunda-feira, tapumes, máquinas e homens trabalhando. De acordo com o governo do DF, todos os tapumes serão retirados e o estádio estará liberado até o dia 18, mas o canteiro de obras principal não deverá ser desativado antes de 2014.
Obras viárias, urbanísticas e de paisagismo no entorno ficarão prontas às vésperas do Mundial de 2014. Tais intervenções tem custo atualmente previsto em R$ 360 milhões, mas não incluem a recuperação do degradado Complexo Esportivo Ayrton Senna, onde fica o estádio, ao contrário do que diz a propaganda oficial do governo distrital, conforme mostrou o UOL Esporte.
Em janeiro deste ano, Valcke, após visita ao centeiro de obras do Mané Garrincha, afirmou: “Preferíamos que os estádios [que serão usados na Copa das Confederações] tivessem sido entregues em dezembro de 2012, conforme prometido inicialmente. Agora, estamos trabalhando com o prazo de meados de abril, e não há possibilidade de ocorrer novo atraso. Este é ultimo dos últimos prazos”. Apesar disso, a Fifa aceitou a nova mudança de data, de 21 de abril para 18 de maio, manifestando “grande preocupação”. A arena só estará 100% finalizada para a Copa de 2014.
A Fifa e o COL afirmaram também que este tipo de atraso não será tolerado nos estádios ainda em construção para a Copa de 2014. “A flexibilidade observada nos prazos da Copa das Confederações não será a mesma para a Copa do Mundo, quando não serão feitas exceções e todos os estádios deverão ser entregues até o fim de dezembro deste ano, sem concessões”, diz a nota. O Mané Garrincha será inaugurado no sábado com a final do Campeonato Candango, entre Brasiliense e Brasília.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário