Teles não bloquearão celular pirata em uso

São Paulo – O deputado Aureo Ribeiro (PRTB-RJ) pediu para as teles relaxarem na regra que permite bloquear o sinal nos aparelhos que não são homologados pela Anatel, como celulares piratas e aqueles comprados no exterior.

O pedido foi realizado nesta semana, durante uma audiência sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, a regra – que deve entrar em operação no próximo ano – é lesiva para o consumidor.

Ele explicou que a culpa não é do cidadão por ter um aparelho não homologado pela Anatel, mas do governo. Se o cidadão tem um celular pirata, o responsável por isso é a autoridade, que não fiscalizou corretamente as fronteiras para evitar o contrabando e a venda, em solo brasileiro, de tais aparelhos, diz Ribeiro.

 Se existe esse cenário, as teles não podem cortar o sinal do consumidor à revelia, alegou o parlamentar.

 Eduardo Levy, presidente da Sinditelebrasil, o sindicato das operadoras, estava presente no encontro. Ele disse que a associação não vai bloquear os celulares não homologados que estão em uso, somente os novos aparelhos que forem ligados na rede de celulares.

Ele explicou ao deputado que o Sinditelebrasil, as operadoras e o governo estão projetando um sistema para identificar os celulares não homologados que estão em uso há algum tempo.

Entenda – O sistema começará a funcionar em todo o país a partir do primeiro trimestre de 2014. Segundo o Sinditelebrasil, a implementação do sistema custará mais de R$ 10 milhões às operadoras e faz parte do plano de investimentos das teles para melhorar a qualidade do serviço no país.

Segundo as empresas, o objetivo é reduzir a quantidade de reclamações contra os serviços de telecomunicações, pois celulares piratas seriam de baixa qualidade e contribuem para a queda de chamas e o aumento de queixas.

O sistema irá bloquear todos os celulares que não forem homologados pela Anatel, seja aparelho contrabandeado ou falsificado. Para isso, as operadoras vão checar o certificado de identificação do celular, conhecido como IMEI. Se o IMEI não for reconhecido pelo banco de dados da Anatel, o celular será bloqueado para efetuar e receber chamadas.

Esse procedimento será feito quando o usuário precisar cadastrar um novo chip. Ao tentar registrar-se em um aparelho pirata, o sistema irá identificar que se trata de um celular pirata e a operadora informará o usuário de que não será possível realizar a habilitação.

Além disso, usuários que tentarem cadastrar um novo chip em um aparelho homologado para depois utilizá-lo em um celular pirata também poderão ser identificados.

Isto porque o sistema fará um acompanhamento do IMEI dos aparelhos usados por cada linha habilitada e assim poderá identificar chips utilizados em celulares piratas.

No entanto, quem já possui um chip habilitado e utiliza um celular pirata, poderá continuar usando o aparelho, pois o sistema não terá como identificar linhas já cadastradas.

Segundo as empresas, o sistema também poderá ser utilizado futuramente para identificar e bloquear aparelhos que tenham sido roubados ou furtados.

Fonte: Info

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

O que estar acontecendo no brasil è uma vergonha ,falta de respeito com o consumidor, se eu quizer comprar um smartphone de ponta, nao posso comprar fora do pais, porquer aqui nao vai funcionar, ai tenho que pagar o que as operadoras e o governo corrupto querem, eu sou um qie nao vou usar mais celular.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.