Cruz Vermelha dá alerta sobre cidade sitiada na Síria

Região de Qusair bombardeada por forças sírias e do Hezbollah (foto: AP I Qusair Lens))A Cruz Vermelha afirmou estar alarmada em relação à cidade sitiada de Qusair, na Síria. A instituição fez um apelo para ter acesso imediato ao local com o objetivo de levar ajuda às vítimas do conflito.

Milhares de civis estariam presos na cidade, que fica próxima à fronteira com o Líbano.

A batalha entre forças governistas e rebeldes praticamente acabou com as reservas de suprimentos médicos, comida e água na região, segundo a Cruz Vermelha.

A Rússia teria bloqueado uma “declaração de alarme” da ONU sobre Qusair.

O rascunho da declaração do Conselho de Segurança alertava sobre uma “grande preocupação sobre a situação de Qusair, especialmente em relação ao impacto sobre os civis durante o conflito”.

Declarações do Conselho de Segurança como essa devem ser aprovadas por unanimidade por seus membros.

Uma fonte diplomática afirmou que a Rússia se opôs ao texto porque a ONU não teria afirmado quando a cidade foi capturada pelos rebeldes.

Civis cercados

Um ativista opositor ao regime de Bashar al-Assad afirmou à BBC na sexta-feira que os cerca de 30 mil moradores permaneciam na cidade. A ONU afirmou que 10 mil pessoas conseguiram sair da região.

Localidades controladas pelos rebeldes estariam efeivamente isoladas por forças do governo e combatentes do Hezbollah.

Uma declaração do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) afirma que a entidade está “alarmada” por relatos de civis sitiados e pronta para entrar na cidade imediatamente para ajudar as vítimas.

“Civis e feridos correm o risco de pagar um preço pesado se a luta continuar”, disse o responsável pelas operações do CICV na região, Robert Mardini.

O escritório do secretário geral da ONU fez um apelo para que as partes em conflito deixem os civis abandonarem o local.

O correspondente da BBC em Genebra, Imogen Foulkes, afirmou que o fato de tanto a ONU como o CICV terem voltado suas atenções para a questão é um indicativo de que a situação na cidade se torna desesperadora.

Os confrontos em Qusair se intensificaram no mês passado quando militantes do Hezbollah – o grupo libanês apoiado pelo Irã – se juntaram às forças de Bashar al-Assad.

Reforços do grupo rebelde Exército Livre da Síria teriam conseguido chegar à região pelo nordeste da cidade, para dar apoio a seus defensores.

Sunitas

Alguns sunitas do Líbano também cruzaram a fronteira para lutar ao lado dos rebeldes – cujas fileiras são compostas majoritariamente pela maioria sunita da Síria.

No sábado o influente clérico muçulmano Yusuf al-Qaradawi pediu aos sunitas do oriente médio que se juntem à batalha contra o presidente Assad.

Ele disse em um evento em Doha que o Irã e o Hezbollah, os principais aliados de Assad, querem exterminar os sunitas.

Ativistas do grupo Observatório Sírio de Direitos Humanos, contrários a Assad e baseados na Grã-Bretanha, afirmaram que os rebeldes se preparam para tentar repelir um novo ataque.

Ao menos 15 blindados do Exército sírio se reuniram no norte da cidade, segundo Rami Rahman, o diretor da organização.

“As forças do regime estão reforçando suas posições no norte da cidade, incluindo o aeroporto de Dabaa e Jawadiya”, disse.

Qusair, que fica a dez quilômetros da fronteira libanesa, é considerada uma central logística e rota para o contrabando de armas para a Síria.

A cidade também está localizada perto da principal rodovia que conecta a cidade de Homs com a capital Damasco.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.