Tablets crescem 68% neste ano, PCs encolhem 11%, diz Gartner

Tablet Nexus 10, do Google, em comercial da marcaSão Paulo — Um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Gartner Group aponta que o mercado de tablets deve crescer 68% neste ano. Ao mesmo tempo, a queda nas vendas de PCs tradicionais, que já vinha sendo observada, vai se acentuar e chegar a 11% no ano.

O Gartner exclui, da categoria dos PCs, laptops conversíveis com Windows 8 (aqueles que se transformam em tablets quando o teclado é removido),notebooks ultraleves e Chromebooks (que rodam o sistema Chrome OS, do Google).

A empresa agrupa esses PCs não convencionais numa categoria separada, a dos dispositivos ultramóveis. E essa categoria deve crescer 107% neste ano. “A demanda pelos ultramóveis virá dos upgrades tanto de notebooks como de tablets avançados, como o iPad e o Galaxy Tab 10.1”, diz um comunicado do Gartner.

“Os ultramóveis estão se tornando atraentes e subtraindo demanda de outros dispositivos. Isso vai se acentuar no quarto trimestre, quando a combinação de projetos baseados nos processadores Bay Trail e Haswell, da Intel, com o Windows 8.1 chegar às lojas”, prossegue o texto.

O crescimento é rápido, mas o volume vendido ainda é relativamente pequeno nessa categoria. A previsão é de 20 milhões de ultramóveis vendidos no ano, contra 305 milhões de notebooks e desktops convencionais e 202 milhões de tablets.

Por isso, o Gartner ressalva que, ao menos por enquanto, o rápido crescimento dos ultramóveis não deve ajudar muito os fabricantes de PCs a melhorarem seus resultados. Fabricantes bem posicionados no mercado de tablets estão em melhor situação, mas também têm desafios à frente.

Para o Gartner, as dificuldades são duas. Primeiro, o ciclo de vida dos tablets tende a aumentar à medida que essa categoria de produtos amadurece.

Quem trocava de tablets a cada dois anos talvez passe a ficar três ou quatro anos com o mesmo aparelho. Isso deve desacelerar as vendas. A outra dificuldade é que o segmento que mais cresce é o dos tablets baratinhos, que dão menos lucro aos fabricantes.

“Há disponibilidade crescente de tablets básicos baratos. E o valor para o consumidor está se deslocando do hardware para o software. O resultado é que a vida útil dos tablets avançados está se estendendo. Eles tendem a permanecer em uso por mais tempo”, diz Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.

“Também veremos a preferência do consumidor se dividir entre os tablets básicos e os dispositivos ultramóveis”, completa ele. A pesquisa do Gartner inclui, ainda, os celulares, que devem ter crescimento de vendas de 4,3% neste ano, atingindo 1,8 bilhão de unidades vendidas.

Considerando todos os dispositivos computacionais (PCs tradicionais, PCs ultramóveis, tablets e celulares) o mercado deve crescer de 5,9% no ano, totalizando 2,4 bilhão de unidades vendidas.

Desse total, 37% dos dispositivos rodam Android, que é, de longe, o sistema operacional mais usado. O Windows, segundo colocado, tem só 14% do mercado. Os dois sistemas da Apple, Mac OS X e iOS, somam 13%. A BlackBerry tem só 1%.

Para o Gartner, o principal desafio para as empresa que produzem esses sistemas operacionais é ter relevância em todas as categorias de aparelhos.

“A Apple é a que tem presença mais homogênea em todos os tipos de dispositivos. Já o Android tem 90% das vendas em celulares e a Microsoft tem 85% das vendas em PCs”, diz Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

Fonte: Exame

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.