Lúcia Giesta rebate críticas sobre falta de Dipirona nos postos de saúde em Petrolina e fala em regionalizar Samu

Lúcia Giesta_640x360A sessão ordinária desta terça-feira (25) na Casa Plínio Amorim não teve projetos. Ficou reservada para a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, rebater as constantes críticas que vem sofrendo da população e dos vereadores. Mas ela não se intimidou. Em quase cinco horas de explanação, a secretária apresentou números e ações executadas no primeiro quadrimestre do ano e procurou não deixar sem resposta nenhum questionamento dos representantes do Legislativo.

Uma das indagações, levantadas em sessões anteriores pelos integrantes da bancada de oposição, referiu-se à falta de Dipirona – usado como analgésico – nos postos de saúde da cidade.

Segundo Lúcia, desde 2010 a secretaria deixou de enviar o estoque de Dipirona aos postos porque foi excluído da relação nacional de medicamentos, por uma decisão federal. “Portanto, não podemos descumprir essa medida. Mas há outros medicamentos que o substituem”, informou.

A secretária isentou ainda o município de qualquer responsabilidade sobre a demora para repor a insulina (destinada a diabéticos) nos postos. Segundo Lúcia, o problema ocorre entre o governo federal, que repassa o medicamento ao estado, que por sua vez o envia ao município “sempre com muito atraso”, ressaltou.

Samu

Lúcia aproveitou para justificar a denúncia do vereador Zé Batista da Gama (PDT), o qual afirmou, semana passada, que ambulâncias novas do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) encontravam-se paradas na Central de Transportes da prefeitura.

Ela explicou que questões burocráticas impediram que os veículos do Samu circulassem antes do previsto. Segundo a secretária, as ambulâncias – que vieram do município de Tatuí (SP) – precisavam ter o número do chassi e da série verificados, antes de serem emplacadas.

Além disso, a prefeitura também teve de abrir uma licitação para o seguro das ambulâncias, conforme determina o Ministério da Saúde. Sobre a ambulância que estava em manutenção em Feira de Santana (BA), a secretária justificou que não há oficina autorizada em Petrolina e os R$ 1,2 mil citados pelo vereador referia-se apenas a uma peça. Lúcia adiantou que o veículo já está em circulação.

Lúcia fez questão de dar um ‘tapa de luvas’ sutil na oposição ao afirmar que desde quando o Samu foi instituído na cidade, a frota – que deveria ser renovada a cada três anos, como manda o Ministério da Saúde – foi sucateada.

Ela informou que foi o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), ao assumir o município em 2009, quem a autorizou a providenciar a renovação dos veículos.

Tínhamos três carros de USB (Unidade de Serviço Básico) e uma USA (Unidade de Serviço Avançado). Depois recebemos mais um carro USB, e mais nada. Em 2009 entramos em contato com o Ministério e em 2010 recebemos cinco carros novos e uma motolância”, disse a secretária, acrescentando que já solicitou a renovação da frota para o próximo ano. “Já rebemos as duas ambulâncias, com a possibilidade até o final do ano de receber mais uma, e no ano que vem outras duas. Se o município não pede, o Ministério não tem como adivinhar que está precisando”, completou.

Regionalização

Ao finalizar sobre o Samu, a secretária revelou que pretende regionalizar o serviço, transformando Petrolina na sede da macrorregional, beneficiando um universo de 900 mil pessoas. Para isso aguarda uma contrapartida dos governos federal e estadual.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.