Dez anos da queda das torres gêmeas e a morte de Bin Laden
Dez anos se passaram dos atentados às torres gêmeas e a outras instituições americanas, e o mundo ainda não conseguiu absorver a lição básica de que a prepotência política precisa ser combatida com rigor
As grandes potências às vezes se tornam autoritárias. É o caso dos EUA, a maior força militar e econômica do mundo, também o maior produtor de armas bélicas que, em muitas oportunidades desrespeitou e ainda desrespeita países pobres, modestos e às vezes envolvidos em crises de toda ordem – com suas intermináveis invasões e abusivas guerras – a exemplo desse infanticídio implantado no Iraque, onde mais de trezentos mil soldados americanos e aliados, sem suas esposas, se implantaram nesse arrasado país, há mais de dez anos, para praticar os maiores de todos os absurdos.
Discordo das idéias centrais do terrorismo que são a destruição pela destruição. A eliminação física dos inimigos. Seus líderes, às vezes, psicopatas, sem qualquer escrúpulo, se apresentam como vítimas da sociedade e, às vezes, ainda conquistam a simpatia dos ingênuos e da massa desinformada.
Essas grandes potências, aliás, nem mais tão grandes dada a crise financeira mundial de 2008, devem abandonar a cultura milenar da violência política, como fez a Europa no final da Segunda Guerra Mundial e instaurar uma época de cooperação, democracia e solidariedade que resultem na união de grande parte do planeta.
A morte do terrorista Osama Bin Laden encerra um capítulo, mas pode não ter encerrado a batalha contra o terrorismo, porque muita gente ainda entende que ele é necessário para controlar a ganância de muitos americanos que querem dominar o planeta em todos os sentidos: intervenções, guerras, domínio econômico e, principalmente desrespeito aos direitos de cada nação.
Dez anos se passaram desse terrível atentado terrorista e o seu principal ator, Bin Laden, está morto. Agora resta ao mundo, de forma mais abrangente, uma profunda reflexão na busca do entendimento e do diálogo.
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política, Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário