Papa concede indulgência plenária aos participantes da JMJ

O papa Francisco determinou que os fiéis que se unam espiritualmente ou participarem da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro 22 e 29 de julho, receberão indulgência plenária, informou nesta terça-feira (9) ao Vaticano.

“O Santo Padre, desejando que os jovens, em união com os fins espirituais do Ano da Fé, promovida por Bento XVI, possam obter os esperados frutos de santificação da JMJ, na audiência de 3 de junho com o cardeal penitenciário-mor, concordou que os jovens e os fiéis adequadamente preparados possam desfrutar do dom da indulgência”, disse o Vaticano.

A indulgência será aplicada nas condições estabelecidas pela Igreja: se o fiel se confessou, recebeu a comunhão e rezou segundo as intenções do papa. Os fiéis que não puderem participar do encontro no Rio de Janeiro também poderão obter a indulgência plenária nas mesmas condições que os presentes no evento, sempre que “sigam os mesmos ritos e exercícios pios enquanto estes forem realizados, através da televisão e rádio ou, sempre com a devida devoção, através dos novos meios de comunicação social”.

O papa também aprovou a concessão da indulgência parcial aos fiéis cada vez que elevem suas orações a Deus, concluindo com a oração oficial da JMJ e invocações devotas à Virgem Maria, sob o título de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, assim como aos organizadores e funcionários do encontro, para estimular os jovens a reforçar sua fé e levar uma vida santa.

A indulgência é a redução ou eliminação das penas geradas ao se cometer um pecado e que pode ser obtida em determinadas condições sempre que se esteja em estado de graça, segundo explica o “Enchiridion Indulgentiarum”, o manual das indulgências.

As indulgências surgiram pela primeira vez em 1091 e permitia diminuir a penitência por obras públicas, como a construção de igrejas. Os papas Alexandre II e Urbano II a ofereceram a todos aqueles que participaram das cruzadas e Bonifacio VIII, o papa que convocou o primeiro jubileu, em 1300, concedeu indulgências em função do ano santo. Martinho Lutero se rebelou contra o uso comercial das indulgências na Igreja Católica em 1517 e empreendeu a reforma luterana (protestantismo).

A Penitenciária da Cúria Romana precisou, após a revisão da “Enchiridion Indulgentiarum”, em 1999, que o propósito da indulgência não é só ajudar os fiéis a descontar as penas do pecado, mas incentivar ações de piedade, penitência e caridade. Diante da má fama das indulgências, devido a erros do passado, o Vaticano afirmou que é preciso superar a “imagem comercial” à qual ainda seguem ligadas, porque estas são concedidas de graça.

Fonte: Agência EFe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.