Aplaudido por prefeitos, Renan critica número de ministérios de Dilma

Diante de uma plateia formada por prefeitos de todo o país, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou nesta terça-feira (9) o número de ministérios do governo Dilma Rousseff e os critérios usados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conceder empréstimos a empresários. Atualmente, a Esplanada dos Ministérios possui 39 pastas.

“Eu fui relator de uma medida provisória que de uma vez só mandou R$ 30 bilhões para o BNDES. É essa prioridade que a partir de agora nós vamos ter que discutir: se é necessário mandar o dinheiro para a educação, se é necessário criar uma carreira para contratar médicos com recursos do governo federal, ou se é importante manter 39 ministérios”, declarou.

Tentando demonstrar sintonia com as reivindicações dos chefes dos executivos municipais, o senador alagoano enfatizou que, na opinião dele, é necessário promover uma redefinição das prioridades orçamentárias.

“O que temos que fazer diante desse quadro de desonerações [de impostos]: dar mais prioridade aos municípios no Fundo de Participação [dos Municípios] e fazer atualização per capita dos programas federais ou mandar 80, 90, 100 bilhões [de reais] para o BNDES emprestar a meia dúzia de empresários?”, declarou Renan, arrancando aplausos dos prefeitos.

Renan participou, ao lado de outros parlamentares, da abertura da Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O colegiado foi instalado no dia em que teve início a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Centenas de participantes do movimento municipalista, que irá se estender até a próxima quinta (18), acompanharam o discurso do presidente do Senado após se reunirem com deputados e senadores.

Em seu discurso, Renan defendeu ainda a principal pauta levada a Brasília pelos prefeitos: o aumento em dois pontos percentuais do Fundo de Participação dos Municípios. O fundo é formado atualmente por 23,5% dos recursos obtidos com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda.

O presidente do Senado também voltou a questionar a quantidade de ministérios no governo federal. Em junho, ao anunciar uma “agenda positiva” de votações após o início dos protestos que se espalharam pelo país, Renan já havia criticado a quantidade de ministérios.

Manifestações
Ao iniciar seu discurso, Renan disse que as manifestações que recentemente tomaram contas das ruas têm as mesmas pautas que os prefeitos estão levando a Brasília. “As reclamações dos prefeitos se cruzam e se reforçam com as reclamações das ruas. As ruas estão pedindo o que os prefeitos e prefeitas do Brasil sempre reclamaram: investimento para educação, saúde, transporte e segurança pública”, ressaltou.

Durante a abertura da Marcha em Defesa dos Municípios, na manhã desta terça, prefeitos vaiaram no momento em que foi anunciado que a presidente Dilma Roussef não iria à cerimônia. A expectativa é que a presidente da República participe de encontro com os participantes da marcha nesta quarta (10), quando deverá dar uma resposta às reivindicações dos prefeitos.

“Os municípios reivindicam elevação do percentual do FPM e têm esse direito. Em várias oportunidades, conversamos com a presidente, e acho que amanhã, além de todas as promessas, o fundamental é esse compromisso, que é a elevação do percentual de distribuição da cota dos municípios”, observou o presidente do Senado.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.