Egito: promotoria investiga acusações contra Morsi

Manifestação de membros da Irmandade Muçulmana no Cairo (Reuters)A promotoria do Egito informou neste sábado que está investigando alegações contra o presidente deposto Mohammed Morsi e contra membros da Irmandade Muçulmana.

Entre as alegações estão espionagem, incitar o assassinato de manifestantes, ataques contra quartéis e prejudicar a economia do país.

A promotoria não informou quem fez as alegações.

De acordo com o correspondente da BBC no Cairo James Reynolds, a medida da promotoria parece enfraquecer ainda mais a já remota perspectiva de uma reconciliação entre o governo interino do Egito e a Irmandade Muçulmana.

Morsi foi deposto no dia 3 de julho em um golpe de Estado e, desde então, está detido em um local não revelado.

Os militares, que alegam que não pretendem permanecer no poder, disseram ter agido em resposta aos pedidos de manifestantes em todo o Egito, que acusavam o presidente se estar se tornando autoritário e não ter conseguido dar alento à economia.

O político da Irmandade Muçulmana se tornou no ano passado o primeiro presidente democraticamente eleito da história do Egito.

O presidente interino do país, Adly Mansour, prometeu a realização de novas eleições no começo de 2014 e o Exército suspendeu a Constituição do país.

Nas últimas semanas dezenas de pessoas morreram em grandes manifestações contra e favor de Morsi.

Interrogatórios

A promotoria do Egito afirma que está investigando as alegações para preparar um inquérito no qual os acusados serão interrogados.

Entre os nomes citados junto com os de Morsi está o do líder da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, e vários membros importantes do braço político da irmandade, o Partido Liberdade da Justiça, incluindo o vice-diretor do partido, Essam El-Erian.

Já foram expedidos mandados de prisão para Badie e outros líderes do movimento sob acusações de incitar a violência em frente a um quartel na capital, Cairo, na última segunda-feira. Mais de 50 pessoas foram mortas nos confrontos.

A Irmandade Muçulmana alega que foram disparados tiros contras seus membros enquanto eles faziam uma vigília pacífica, mas o Exército afirma que os soldados apenas reagiram depois de serem atacados.

Os partidários de Morsi, muitos deles membros da Irmandade Muçulmana, o movimento do qual o presidente deposto faz parte, estão fazendo grandes manifestações no Cairo, desde o golpe que derrubou o presidente.

A questão da detenção do presidente deposto Mohammed Morsi já gerou reações de outros países.

Na sexta-feira, o Ministério do Exterior da Alemanha pediu que as autoridades egípcias acabassem com as restrições impostas a Morsi e permitissem que uma organização internacional, como a Cruz Vermelha, tivesse acesso a ele.

Os Estados Unidos também já pediram a libertação de Morsi.

O porta-voz da Irmandade Muçulmana, Gehad el-Haddad, afirmou neste sábado que vão ocorrer mais protestos até que “o presidente seja libertado e volte ao cargo, não importando sua condição física”.

A Irmandade afirmou também que a questão principal é “proteger o direito legítimo do povo e sua vontade por meio de uma eleição democrática”.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.