Interiorização do ensino superior é discutida em evento na Univasf

A Presidente do Diretório Nacional do Foprop, Marilza Rudge, falou sobre a mudança dos critérios de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), em relação ao problema da subjetividade do sistema e nos meios de torná-la mais igualitária, pois algumas instituições têm programas similares, mas notas diferentes. “No fórum, discutimos as assimetrias da pós-graduação, as diferenças entre as regiões e universidades. Para nós, esta é uma ação muito importante, que é levar a qualidade do conhecimento para o interior dos nossos estados”, afirma.

De acordo com o vice-reitor da Univasf, Paulo César Lima, o país passa po
r uma transformação em virtude da pesquisa e pós-graduação estarem sendo instrumentos estratégicos de desenvolvimento do ensino superior. “Esses encontros são importantes para que as instituições possam se articular e levar até a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o olhar diferenciado, que faz com que o sistema se adapte para favorecer o crescimento do país em pesquisa e pós-graduação”, ressalta. Segundo o vice-reitor, existe a necessidade do SNPG levar em consideração as diferenças regionais e flexibilizar os seus indicadores de avaliação.

Para o diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Hélio Nascimento Jr, a Univasf tem uma boa estrutura que poucas universidades e institutos federais que estão no interior possuem, fruto do crescimento da interiorização do ensino superior em todo o país. Após a realização do fórum, ele vê a possibilidade de serem realizadas cooperações técnicas entre a Univasf e o IFAL. “Temos uma experiência na área de inovação que pode ser fortalecida junto com o núcleo de inovação tecnológica da Univasf. Essa parceria tende a render bons resultados para ambas as instituições”, completa. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univasf, José Bismark de Medeiros, através do Foprop a instituição tem o interesse de saber quais são as dificuldades das outras universidades e como será possível contribuir com o SNPG no relato da sua experiência positiva de interiorização. “Outra meta do fórum é a busca da sustentabilidade da pós-graduação, captando recursos do governo federal e procurando equilíbrio para receber incentivo e mais recursos das entidades privadas, pois um dos desafios do país em relação ao ensino é a relação entre a formação e as empresas”, afirma.

Nesta sexta-feira houve o debate com o diretor da Avaliação da CAPES, Lívio Amaral. Após a realização do fórum, serão elaborados documentos temáticos com as demandas das instituições, que vão ser encaminhados para órgãos como as agências de fomento do governo estadual e federal e também para os ministérios de Educação (MEC), e Ciência e Tecnologia (MCT), bem como para Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os documentos serão apresentados na reunião nacional do Foprop em Belém-PA, entre os dias 29 e 30 de novembro.

 Fonte: BlogQSP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.