Cemit vai lançar projeto pioneiro para prevenir ataques de tubarões
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) vai implantar, em um trecho de 30 quilômetros da orla marítima de Pernambuco, um projeto que visa identificar o fluxo dos corpos de vítimas de afogamento e realizar o resgate mais rapidamente, bem como identificar com melhor precisão e maior rapidez a espécie do tubarão, caso haja vítima de ataque.
O monitoramento acontecerá através de chips instalados em bonecos que serão lançados ao mar. Os protótipos serão fabricados nos Estados Unidos ou na Inglaterra e terão os mesmos pesos e alturas de uma criança e de um adulto. Os testes, que deverão durar um ano, serão realizados nas praia de Maria Farinha, em Paulista; do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e também nos pontos críticos de Boa Viagem, no Recife, e de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com a presidente do Cemit, Rosângela Lessa, com a novidade, será mais fácil detectar corpos à deriva, além de ajudar os bombeiros a realizar o resgate. “Iremos desenvolver matematicamente um modelo de localização e poderemos dizer aos bombeiros onde pode estar o corpo, sempre observando a direção do vento, o clima, o período do acidente, entre outros”, explica.
Ainda segundo Rosângela, após o estudo do estado dos corpos dos bonecos, será possível detectar também qual espécie atacou e se há outras circulando pelo litoral do Estado.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário