Núcleo de Tecnologia do Agreste desenvolveu, em 2004, equipamento que repele tubarões

Desde 2004, existe um equipamento que pode resolver os ataques de tubarões em Pernambuco. A tecnologia foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia do Agreste (NTA), que funcionou por quase dez anos em Bezerros, no Agreste pernambucano, e foi fechado na última sexta-feira (26), por decisão do próprio fundador, o pesquisador Marcos Luna, que se diz decepcionado com a falta de reconhecimento ao trabalho do grupo.

Tudo começou quando o NTA recebeu uma visita da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O então presidente do grupo, deputado João Fernando Coutinho (PSB), lançou o desafio para o Núcleo desenvolver uma solução para os ataques.

Cerca de uma semana depois, a ideia do equipamento foi apresentada em audiência pública na Alepe e, um mês depois, ele estava pronto para uso.

“Ficou acertado que iríamos testar o equipamento, mas até hoje não tivemos esta oportunidade”, lamenta Marcos Luna. “Fiquei tão chateado com o descaso total do governo que decidi fechar o NTA. Só queríamos o equipamento no Recife junto com o Governo”, desabafa.

Durante um ano o aparelho foi testado. Um dos locais foi a praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife.

O pesquisador explica que a tecnologia do equipamento não é nova, mas foi adaptada para que tenha uma capacidade maior de extensão de trabalho.

São boias que emitem ondas eletromagnéticas, que atingem a chamada Ampola de Lorenzine do tubarão, responsável por captar os campos elétricos. O “ruído” das ondas incomodam o animal, que se afasta da orla.

“Não há prejuízos físicos para o tubarão. Ele só se incomoda com a onda e vai embora. Os outros animais e as pessoas também não são afetadas”, explica.

As boias funcionam 24 horas e devem ser colocadas a uma distância de 15 metros uma da outra, ficando presas ao fundo do mar.

Quatro pessoas do NTA trabalhando para desenvolver a tecnologia. O NTA funciona por meio de parcerias, inclusive com órgãos internacionais. Além do “repelente de tubarão”, o Núcleo criou o primeiro Peixe Robô do Brasil e equipamentos de locomoção para cegos.


A discussão em torno dos ataques de tubarão voltaram à tona após um novo caso, registrado no dia 22 deste mês. A vítima foi a adolescente paulista Bruna Silva Gobbi, 18 anos, que tomava banho de mar em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando foi mordida. Ela chegou a ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira e, depois, encaminhada ao Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu menos de 12 horas depois do ataque.

Com isso, já são 59 ataques de tubarão em Pernambuco e 24 mortes desde que os casos começaram a ser contabilizados, há 21 anos.

Fonte: Blog do Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.