A difícil tarefa do recadastramento
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os eleitores do Recife estão enfrentando dificuldades para agendar o recadastramento biométrico. Ao todo, há nove postos disponíveis para o atendimento aos eleitores, na capital. Apesar disso, desde o último domingo são raros os momentos em que a ferramenta disponibilizada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apresenta datas para o atendimento. O mesmo problema é enfrentado por quem tenta o agendamento através do serviço telefônico.
O problema, segundo a coordenadora da revisão de cadastro biométrico do Tribunal Regional Eleitoral do Recife (TRE-PE), Raquel Salazar, é gerado pelo excesso de demanda. Os contratempos, ela reforça, estão sendo maiores para quem tenta agendar através do serviço telefônico. “Esperávamos duas mil ligações por dia, mas a demanda tem sido de quinze mil. Achamos que a procura seria maior na internet, mas o Recife foi diferente das outras cidades onde a procura online supera o telefone”, justificou.
Uma das estratégias estudadas pelo TRE para solucionar os problemas de congestionamento será aumentar o número de postos de atendimento a partir de setembro. Além disso, serão realizados levantamentos para a divulgação, todas as segundas-feiras, de datas para agendamento. A segunda-feira, em geral, é o dia com menos ofertas de datas para o atendimento.
O TRE afirma que a meta de atender 8 mil eleitores por dia, no Recife, está sendo cumprida. Com isso, o órgão pretende concluir o processo até março de 2014. A coordenadora de revisão de cadastro explica que a quantidade oferecida para as marcações foi baseada no que já vinha sendo feito em outros estados. “Se a gente atender oito mil eleitores por dia, quando chegar em março, já teremos revisado todo o eleitorado de Recife, mas vamos ampliar as vagas”, disse Raquel.
Um dos grandes motivos da superlotação, segundo o TRE, é o não comparecimento dos eleitores na data marcada. “A falta prejudica muito”, explica o coordenador da Central do Eleitor do Forte das Cinco Pontas, Thiago Marinho, lembrando que quem falta precisa fazer um novo agendamento e, com isso, retarda o cumprimento da meta, uma vez que o horário do primeiro atendimento fica vago.
Outro problema é que tem gente de outros municípios, onde não haverá voto biométrico, fazendo o agendamento para ser atendido no Recife. “Ontem perdi a viagem. Não sabia que a cidade de Paulista, onde moro, ainda não estava fazendo o cadastramento”, disse a dona de casa Carla de Merinda.
Saiba mais
Como agendar?
O agendamento deve ser feito através do site www.tre-pe.jus.br ou pelo telefone (81) 3194-9400.
Documentos necessários
É preciso apresentar carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de residência atualizado
O não cadastramento
O eleitor que não fizer a revisão corre o risco de ter o título cancelado. Mesmo quem não tem obrigação de votar (maiores de 70 e menores de 18 anos) precisam fazer a revisão
Cadastramento em números
191,9 mil recifenses já estão cadastrados
1,1 milhão de recadastramentos são esperados no Recife até 22 de março de 2014
2,2 milhões de eleitores, em 35 cidades de Pernambuco, devem se recadastrar
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário