Moradores do Coque discutem desapropriação de casas com o governo

 / Foto: Diego Nigro/JC ImagemRepresentantes do Coque, comunidade da área central do Recife, se reúnem nesta sexta-feira (30) para discutir a construção do sistema viário do novo Terminal Integrado da Ilha Joana Bezerra. Eles se encontram à tarde com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, para conhecer o projeto elaborado pela Secretaria das Cidades, que prevê a demolição de 58 casas na área.

Com os detalhes em mãos, pretendem estudar o impacto da construção e elaborar proposta alternativa para as vias de acesso ao empreendimento. A Procuradoria-Geral do Estado garantiu que o governo vai analisar as sugestões, mas reafirmou que será preciso derrubar imóveis.

As desapropriações não agradam aos moradores, que não aceitam a indenização oferecida. “Não quero deixar minha casa, porque toda a minha vida está aqui. Se tiver mesmo que sair, quero receber um valor que dê para comprar outro imóvel. O dinheiro que ofereceram não dá para nada”, revelou a aposentada Maria José Alves, 65 anos. Ela mora com a família há mais de duas décadas em uma casa de seis cômodos da Rua Jaraguari e deve receber R$ 33 mil pelo imóvel. A reclamação se repete entre outros moradores. Dona Tiene, por exemplo, só vai ganhar R$ 20 mil pela casa em que vive há 30 anos.

Segundo o procurador-geral do Estado, Thiago Norões, os valores correspondem à estrutura de cada imóvel e estão sendo negociados. Se não houver acordo, a questão será analisada pela Justiça. O processo teve início em maio, quando técnicos da Secretaria-Executiva de Desapropriação avaliaram o que precisaria ser derrubado e informaram os moradores sobre a obra. “Vamos concluir as negociações em setembro, para que as casas sejam desocupadas e as obras iniciadas. O viário não vai deixar de ser construído”, declarou o procurador.

Mesmo ressaltando a necessidade de derrubar imóveis, Thiago Norões admitiu ser possível estudar outras rotas para a pista. “Desapropriação não é coisa boa, mas vai acontecer. Sempre há aqueles que são penalizados e indenizados para que um bem maior seja feito. O que se pode pensar agora é um caminho que diminua a quantidade de casas demolidas”, disse.

Chico Ludermir, um dos representantes da comunidade e membro do movimento Coque (R)Existe, explicou que ainda não foi possível elaborar um projeto alternativo porque a sociedade não teve acesso a detalhes da via pensada pelo governo, como o trajeto e o cronograma de obras. “O processo de negociação das desapropriações foi feito de morador a morador. O governo não reuniu a comunidade para apresentar o projeto. Com essas informações, poderemos ver se há outra rota para o viário, que evite a demolição das casas”, disse Chico.

Segundo a Secretaria das Cidades, a pista que será construída no Coque vai facilitar a entrada e a saída dos ônibus do novo TI da Joana Bezerra, cujas obras devem ser concluídas em novembro. A rota planejada inicialmente passa por ruas residenciais, por isso exige a demolição de 58 casas. Dessas, 41 serão totalmente derrubadas e 17 perderão apenas alguns cômodos.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.