Leis terão que ser padronizadas em Pernambuco

Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e o Ministério Público e Tribunal de Contas de Pernambuco têm mais quatro dias para se adaptar a uma legislação que define regras e um formato padrão para a elaboração, alteração e consolidação de leis em Pernambuco. A partir do dia 28 deste mês, nenhum projeto de lei, decreto e ato dos três Poderes do Estado, e as próprias resoluções do Legislativo, será aceito e tramitará na Assembleia Estadual se não for apresentado dentro da nova redação. Todos deverão estar adequados às novas normas.

Redigida por uma comissão de procuradores da Assembleia Legislativa que está atualizando a legislação do Estado, a Lei Complementar nº 171/2011 – que estabeleceu os critérios, padronizando os projetos de lei – foi sancionada pelo governador Eduardo Campos (PSB) no dia 29 de junho e publicada no Diário Oficial do dia seguinte, determinando a sua entrada em vigor no prazo de 90 dias, contados a partir da publicação. O prazo se vence na próxima terça-feira (27), e já na quarta todos os projetos encaminhados à Assembleia deverão ser apresentados em conformidade com a nova normatização.

A lei supre uma carência de norma que existia na produção do Legislativo ou encaminhada ao Poder Legislador. A sanção da legislação foi divulgada pelo JC no dia 3 de julho. A partir de quarta-feira, deputados, Executivo, Judiciário, MPPE e TCE devem apresentar as propostas em uma única formatação. Acaba o cada um por si. “Tanto os parlamentares quanto os Poderes têm que encaminhar dentro das regras. Nossa preocupação é que estejam assimilando a lei”, destacou a procuradora Juliene Viana, que coordenou a equipe que elaborou a legislação.

A lei acaba (veda), também, com a utilização da conhecida, tradicional e última das cláusulas dos projetos de lei: “Revogam-se as disposições em contrário”. Agora, para revogar disposições existentes, o autor do projeto deve identificar os artigos ou a lei que deseja ver revogados.

A Lei Complementar nº 171 tem cinco capítulos (disposições preliminares, Da Elaboração das Leis, Da Alteração das Leis, Da Consolidação das Leis e as disposições finais) e cinco seções (disposições gerais, Da Estruturação das Leis, Da Articulação das Leis, Da Padronização das Leis e Da Redação das Leis). Em síntese, são regras para se elaborar leis. A Lei nº 171 cria um padrão de redação, dispondo sobre tamanho e tipo de letra, espaçonização, clareza, precisão, ordem lógica, uniformidade etc. A lei determina, ainda, que na primeira sessão legislativa de cada legislatura a mesa diretora da Assembleia promova a atualização da consolidação das leis do Estado.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.