Tráfico de pessoas movimenta US$ 34 bi por ano, informa procuradora do Trabalho

O tráfico internacional de seres humanos movimenta US$ 34 bilhões anualmente e só perde para o de drogas e o de armas. As cifras dão uma ideia da dimensão do crime, que está cada vez mais organizado e difícil de ser combatido, na opinião da procuradora do Trabalho Daniele Correa. Ela foi uma das participantes da audiência pública realizada nesta quinta-feira (22), pela Comissão de Direitos Humanos para marcar o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

A prostituição não é o único fator motivador do crime. A adoção ilegal de crianças, a escravidão, o trabalho forçado e até a remoção de órgãos para transplantes também foram abordados por senadores e convidados que participaram do debate.

Para combater o problema, a procuradora do trabalho reivindicou a mudança urgente no Código Penal brasileiro, cujo artigo 231 trata apenas do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

“Tal artigo tem que ser mais amplo, envolvendo outras finalidades, além da exploração sexual; daí a importância da atuação do Legislativo”, defendeu.

Mulheres

As mulheres são a maioria das vítimas do tráfico de pessoas, fato que pode ser explicado por razões históricas e culturais, de acordo com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

“Historicamente a mulher sempre foi vista como pertence de alguém. Primeiro do pai; depois do marido”, afirmou.

A Espanha é o país onde as brasileiras se encontram em pior situação. Segundo a diretora do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes, naquele país os traficantes adotam uma tática de fazer com que as vítimas circulem de cidade em cidade, não ficando mais do que 15 dias em cada uma delas.

“Isso as impede de conhecer pessoas, fazer relacionamentos, criar vínculos sociais e ainda dificulta o acesso a informações”, explicou.Grandes obras

A representante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, alertou para o aumento da exploração sexual de adolescentes em função da realização de grandes obras, principalmente no Norte e Nordeste do país.

Ela relatou que esteve recentemente no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho (RO), que tem 4 mil habitantes e recebeu mais de 50 mil trabalhadores para construções de hidrelétricas na região. O resultado foi a proliferação de bares e prostíbulos e a exploração sexual de jovens, sem nenhum tipo de fiscalização.

“O Brasil vai ser a quinta economia do mundo à custa da violação dos direitos humanos?” indagou.

Karina Figueiredo lamentou o fato de as questões sociais não serem levadas em conta nos relatórios socioambientais que são exigidos em obras de grande porte.

“Há migrações de massas de trabalhadores e, depois das obras, sobram um rastro de violência, filhos sem perspectivas e doenças sexualmente transmissíveis. E muitas dessas obras são feitas com dinheiro do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], em nome do desenvolvimento econômico”, afirmou.

O crescimento econômico do Brasil provocou alteração no panorama do tráfico humano. A diretora do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda dos Anjos, lembrou que o país não envia ao exterior, mas recebe estrangeiros irregularmente, principalmente, africanos, chineses, coreanos, bolivianos, paraguaios e peruanos.

“Em geral, eles são explorados pela indústria têxtil, pela pirataria de eletrônicos e até pelo tráfico de drogas”, destacou.

Na tentativa de mudar o quadro de Jaci-Paraná, o Serviço Social da Indústria (Sesi) vai instalar em breve uma unidade no local para atender crianças de até 14 anos, com cursos profissionalizantes e projetos sociais, segundo anunciou o presidente do Conselho Nacional da entidade, Jair Meneguelli. Ele ainda pediu mais integração e comunicação entre os órgãos do governo:

– Muitas ações têm sido feitas, mas é preciso mais organização. Temos que formar uma rede do bem, ainda maior que a rede criminosa de exploração – disse.

Fonte: Agência Senado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.