O horário de verão começa à 0h do próximo domingo, quando os relógios devem ser adiantados uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do estado da Bahia. A medida vai vigorar até o dia 17 de fevereiro de 2013. O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h. Na última edição, a economia foi de 4,6%, de acordo com o relatório divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Está marcada para a tarde desta terça- feira (25), na sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma reunião do Conselho Universitário. Na pauta, o retorno às aulas após 127 dias de greve. Os membros do Conselho deverão confirmar o reinício para o próximo dia 01 de outubro.
Terminou, há pouco, em Petrolina (Sertão do São Francisco, a 722 km do Recife), o primeiro debate entre os candidatos a prefeito promovido pela rádio Grande Rio AM com a participação dos quatro candidatos que disputam a preferência do eleitorado. Foi um confronto de altíssimo nível, sem agressões e em cima de propostas para o município. Dentre todos os grupos que acompanhavam o debate, o que mais chamou a atenção foi a euforia da militância do candidato do PSB, Fernando Bezerra Filho, que surpreeendeu com firmeza, objetividade e clareza nas suas colocações. Aliados do socialista consideraram que o seu desempenho pode ser interpretado como a arrancada para uma nova etapa de sua campanha. No próximo dia 11, Fernando Filho terá a presença do governador Eduardo Campos em sua campanha de rua.
Cerca de 200 homens que cumprem pena no Presídio de Canhotinho, na região Agreste de Pernambuco, vão poder se capacitar para o mercado de trabalho dentro da própria unidade prisional. Eles vão integrar, em outubro deste ano, as primeiras turmas de ensino profissionalizante a distância dentro de uma penitenciária pernambucana. A atividade é uma parceria entre a unidade e a empresa Teleport. De acordo com o diretor da penitenciária, Amadeu Félix, os custos foram mínimos. “Só tivemos que disponibilizar duas salas e instalar a infraestrutura para receber as aulas via satélite. Fizemos um acordo com a empresa e o serviço vai ser oferecido de forma gratuita”, relatou Félix. O preenchimento das vagas foi feito de acordo com a vontade dos apenados, que optaram entre vários especializações para as áreas de eletricista, encanador, marceneiro e pedreiro. O ensino técnico profissionalizante tem duração de dois meses e após a conclusão dos estudos os alunos passam por um teste. Se aprovados, eles recebem um certificado. “Como (o Presídio de) Canhotinho é uma unidade de regime semiaberto, os internos podem encontrar mais facilidade para obter a autorização judicial para trabalhar durante o dia. E mesmo que eles não encontrem um emprego imediatamente, o curso vai dar mais oportunidades de emprego assim que deixarem a cadeia, evitando que reincidam na prática do crime”, acrescentou o diretor. O diretor da Teleport, Gildo Neves Baptista Junior, afirmou que a parceria pode se estender a outras penitenciárias do Estado. De acordo com ele, apenas 9% dos detentos brasileiros participam de atividades educativas e a maioria deles apenas cursa os ensinos Médio e Fundamental. Fonte: Folha de Pernambuco Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)