Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) defendeu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em destinar 30% do Fundo Eleitoral para candidaturas de mulheres. O mesmo percentual deve ser observado na distribuição do tempo de propaganda de rádio e televisão. A decisão respondeu a uma consulta elaborada pela bancada feminina. “Quero parabenizar o TSE por conceder 30% do Fundo Eleitoral para candidaturas de mulheres. Temos uma casa com mais de 500 deputados e apenas 50 mulheres. A gente tem que aumentar a representatividade feminina nesta Casa. Quero reforçar o meu apoio ao TSE e as mulheres brasileiras”, disse Gonzaga Patriota. O Brasil está na 161ª posição de um ranking de 186 países sobre a representatividade feminina no poder Executivo. A classificação é do Projeto Mulheres Inspiradoras, com dados do TSE, da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial. No Legislativo, o cenário não é diferente. Em 2014, 10% das cadeiras na Câmara dos Deputados foram para deputadas. No Senado, o percentual foi de 18%. As deputadas estaduais, por sua vez, somaram 11%. No Executivo, havia apenas uma mulher eleita entre os governadores. Já nas eleições municipais de 2016, as cadeiras femininas representaram 13,5% das vereadoras e 12% das prefeitas.
Depois da carreata que realizou no município de Caruaru, neste domingo (3), junto com a Frente Popular do Estado, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) minimizou, novamente, o resultado das pesquisas eleitorais. Segundo o líder do PSB, a campanha só vai começar quando o guia da TV e rádio chamar a atenção das pessoas. “Eu estou completamente seguro. O povo está muito animado. Nós vamos construir uma belíssima vitória, com muita seriedade, com muita paz”, relatou o socialista, em rápida entrevista à imprensa. Campos ainda disse que ficou muito feliz com o resultado do ato político realizado em Caruaru. “O que a gente viu é a expressão do que nós vamos ver (nas eleições). (…) O que eu vi aqui, eu também vi quando fizemos em Escada, na semana passada”, disse.
O programa de governo do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) deve fazer críticas à atuação do Brasil no Mercosul. A informação é da coluna Painel da Folha de S. Paulo. A política externa não aparecia nas diretrizes de governo já divulgadas pela sigla. Segundo a coluna, o tom mais crítico é mais próximo do pensamento do próprio Campos e destoa da visão do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral; principal debatedor de política externa do partido. Ainda de acordo com a Painel, o documento que deve ser divulgado nos próximos dias deve receber tratamento especial da campanha. O partido, inclusive, estaria procurando um auditório maior do que o que existe no comitê central da campanha. Fonte: Agência Brasil Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Um novo comitê foi inaugurado neste sábado, no Sertão pernambucano. Em Petrolina, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, foram recebidos com festa pela população. O novo QG vai atender a região, disponibilizando material da campanha da Frente Popular, ampliando a onda amarela pelo sertão do estado. Antes do evento, Paulo e Fernando também fizeram uma caminhada pela cidade, onde visitaram a feira livre da Cohab Massangano. Ainda no Sertão, Paulo Câmara conferiu a 40° edição da Expocose, no município de Sertania. A tradicional exposição reúne produtores rurais e fomenta o mercado da região. Em seguida, foi a vez do candidato a governador de Pernambuco visitar o Agreste do estado, passando pelos municípios de Vitória de Santo Antão e Santa Cruz do Capibaribe. Na primeira parada, Paulo prestigiou o lançamento da candidatura de Joaquim Lira, em Vitória. Em seguida, a comitiva inaugurou mais um comitê de campanha, em Santa Cruz do Capibaribe.
O ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, lançou, junto com a sua candidata a vice, a ex-senadora Marina Silva (PSB-AC), um canal para que as pessoas possam acompanhar tudo o que acontece na campanha rumo ao Palácio do Planalto. Batizada de “TV 40”, a ferramenta promete ficar no ar 24 horas por dia, segundo postagem no perfil oficial de Campos. Para acompanhar a “TV 40”, basta acessar o endereço www.eduardoemarina.com.br/aovivo. Por meio da ferramenta, o internauta poderá acompanhar transmissões ao vivo dos eventos da coligação Unidos pelo Brasil, do qual os socialistas fazem parte, além de vídeos. Fonte: Blog da Folha Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Neste sábado (26) o candidato a governador Paulo Câmara (PSB) estará em Sertânia e visitará o Parque de Exposição às 14:00h, onde está acontecendo até domingo (27) a ExpoSertânia – Exposição de Caprinos e Ovinos de Sertânia. Paulo chegará acompanhado pelos companheiros de chapa, o candidato a vice Raul Henry e ao senado Fernando Bezerra que serão recebidos pelos deputados Ângelo Ferreira, Gonzaga Patriota e lideranças de toda a região.
(Brasília-DF, 22/07/2014) A Política Real sempre que tem acesso publica a agenda dos presidenciáveis. O ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, volta a divulgar agenda pública. Veja a íntegra: Agenda Eduardo Campos Terça-feira – 22 de julho São Paulo Marília 10h – Visita à Fábrica Dori Alimentos Local: Av. República, nº 5159 – Marília – SP
Agência Brasil (Brasília) – Na inauguração do comitê central de campanha, em São Paulo, o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, disse que pretende elevar os investimentos em saúde e criar uma carreira nacional dos médicos na rede pública, caso seja eleito. Ao lado da vice, Marina Silva, ele prometeu escola integral e passe livre para os estudantes. Eduardo Campos defendeu que é possível, em quatro anos, oferecer escola integral e transporte gratuito aos estudantes. Segundo ele, há dinheiro no Orçamento da União para essas medidas. “Vou fazer no Brasil a escola integral ser um direito de todos os brasileiros”, discursou. “É fundamental dizer que tem dinheiro para fazer escola integral no Brasil. O que falta é decisão política. Fiz isso num estado pobre e vou fazer no país: a educação integral será um direito de todos os brasileiros”, disse.
Na manhã deste domingo (20), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), candidato à reeleição, participou de reunião na Associação dos Remanescentes do Projeto Pontal, no Sítio Riacho. O encontro teve como objetivo discutir o andamento do processo de desapropriação das terras pela Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco, CODEVASF, responsável pela implantação do Projeto Pontal de Irrigação. Zé Pedro, presidente da Associação dos Remanescentes do Projeto Pontal, destacou que “há onze anos essa reunião acontece e que o deputado Gonzaga Patriota faltou apenas duas reuniões em todos esses anos”. Além do deputado Gonzaga Patriota, participaram da reunião os candidatos a deputado estadual, Lucas Ramos e Vilmar Capellaro e o ex-deputado Geraldo Coelho. O Projeto Pontal localizado em Petrolina, Pernambuco, na região do semi-árido do Estado, envolve um perímetro de 33.526 hectares, dos quais 7.717 serão destinados à irrigação (3.588 etapa sul e 4.129 etapa norte), com captação de 7,8 m³/s de água no rio São Francisco e grande potencial para a fruticultura. O restante da área será destinado a atividades de sequeiro e reserva legal. Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
O candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), afirmou hoje, que se for eleito, pretende antecipar o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação que trata sobre ensino integral nas escolas brasileiras. Em discurso no evento de inauguração de seu comitê central de campanha, em São Paulo, o presidenciável disse que garantirá a universalização do ensino integral nas escolas públicas do país em quatro anos. Uma das metas do PNE prevê que o Estado implante a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas nos próximos 10 anos, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. O plano nacional foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em junho deste ano.
O discurso é o mesmo dos correligionários, de que Marília Arraes (PSB) é apenas mais um dissidente a deixar o palanque da Frente Popular, mas o candidato do PSB ao Governo do Estado, Paulo Câmara, faz uma análise mais específica sobre o episódio. Para ele, a decisão da vereadora pode não ter sido a melhor. “Cada um segue o caminho que acha adequado. Eu, particularmente, acho que é o caminho errado, mas o destino vai dizer qual foi o caminho”, afirmou o candidato, ao final da extensa agenda cumprida no sábado no Agreste e na Mata Sul. Assim como o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, Câmara considerou que a posição de Marília, de apoiar o candidato da coligação Pernambuco Vai mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), “faz parte do jogo político. “Nós tivemos muitos apoios de pessoas ligadas ao outro campo. Essa é a forma que vai ser tratada” afirmou o candidato, acrescentado que o fato de ela ser prima do ex-governador Eduardo Campos não traz nenhum tipo de implicação para a campanha.
O ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), tem discutido internamente a inclusão do fim do fator previdenciário. A proposta que também é defendida pelo candidato à reeleição, deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), poderá entrar no programa de governo do presidenciável. Gonzaga Patriota lembrou que o fator previdenciário foi criado em 1998, durante o governo Fernando Henrique, e que diminui em até 40% o valor das aposentadorias, de acordo com a idade em que o brasileiro se aposenta. O fim do fator chegou a ser aprovado em 2010, mas o governo Lula vetou o projeto. “Votei contra o fator previdenciário. Acho um absurdo que as pessoas passem vários anos trabalhando pelo país e não possam receber o que lhes é devido e de direito”, defendeu Patriota. O parlamentar elogiou a iniciativa de Eduardo Campos. “De todos os candidatos à presidência da República, o único que se comprometeu a dar fim ao fator previdenciário, até o momento, é o nosso ex-governador Eduardo Campos. Isso demonstra o comprometimento dele com os aposentados e pensionistas, centrais sindicais e, principalmente, com os trabalhadores brasileiros”, disse. Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
O candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou, nesta quarta-feira (16), que tem observado o desejo de algumas pessoas de que a campanha eleitoral não comece. “Tem muita gente que não quer que a campanha comece porque sabe que quando começar as coisas vão mudar. Porque Pernambuco já escolheu o rumo que quer seguir. Pernambuco vai ser apresentado às pessoas que querem que continue assim”, disse o pessebista. A afirmação foi feita durante a inauguração do comitê do candidato a deputado federal Tadeu Alencar (PSB), da qual Câmara participou ao lado do candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e do governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB). Na ocasião, o postulante a governador ressaltou o trabalho desenvolvido por Tadeu Alencar na gestão estadual, onde trabalharam juntos e ressaltou que ele representa a nova política. Ajudamos a construir esse modelo de gestão premiado internacionalmente, que trouxe crescimento e desenvolvimento para Pernambuco. Tadeu está pronto para ir para Brasília. Na Câmara Federal, vai me ajudar a governar o Estado, e Eduardo, a governar o Brasil”, discursou Câmara.
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna, nesta quarta-feira (16), para parabenizar a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf pelos 40 anos de existência. A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Gonzaga Patriota destacou a importância da Codevasf para a região do Vale do São Francisco. “Todas as iniciativas da Companhia visam à geração de emprego e renda, à redução dos fluxos migratórios e dos efeitos econômicos e sociais decorrentes de secas e inundações e, ainda, à preservação dos recursos naturais dessas bacias hidrográficas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes das regiões. Parabéns Codevasf e todos os seus abnegados funcionários”, comentou. Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Depois de ser deputado estadual, três vezes deputado federal, secretário estadual de Governo e de Fazenda, ministro da Ciência e Tecnologia e governador de Pernambuco por dois mandatos, aos 48 anos, o economista pernambucano Eduardo Henrique Accioly Campos concorre pela primeira vez ao cargo mais importante da política brasileira. Casado, pai de cinco filhos, Eduardo Campos começou a carreira política ainda na universidade, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva, tenta chegar à Presidência da República em outubro pela coligação Unidos Pelo Brasil (PSB, PHS, PRP, PPS, PPL, PSL).
A desvantagem nas pesquisas eleitorais enfrentada pelo candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), pretende ser revertida em breve pela cúpula socialista. Segundo o postulante, a expectativa é que o cenário adverso seja revertido com o início da campanha de rua. Contudo, ele não quis estabelecer data para a alteração do quadro. Nos bastidores, a avaliação é que o socialista precisa colar ou até mesmo ultrapassar o seu adversário e candidato pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), antes do começo do guia eleitoral, no dia 19 de agosto, para não complicar o andamento do projeto socialista. “Eu trabalho e acredito que, com nossa propaganda já nas ruas, as pessoas estão tendo a possibilidade de nos conhecer mais e a gente vai começar a crescer. Vamos crescer com mais intensidade e vamos ter uma bonita vitória. Não tem data para dizer quanto vou chegar em tal data, mas eu tenho certeza que vamos chegar no dia 5 de outubro liderando as pesquisas e ganhando a eleição”, avaliou Câmara, após encontro com lideranças de Moreno, Região Metropolitana do Recife, ontem.
Para o candidato a presidente, Eduardo Campos (PSB), os problemas na forma de governar de estados e municípios é uma consequência da política que “emana” de Brasília. Dessa forma, para o socialista, se faz justificável, então uniões do partido dele em palanques de siglas ideologicamente opostas e, até adversárias em campo nacional, como PSDB e PT. “Não se trata da disputa de palanques regionais, mas de Brasília, porque é lá que está concentrado o poder que sustenta a fisiologia nos estados e leva o Brasil a viver essa crise”, disse durante sabatina do jornal Folha de São Paulo, da qual participou na manhã desta terça-feira (17). O ex-governador de Pernambuco afirmou que as uniões que fez foram por consequências de coincidências programáticas. “Eu venho de um estado que tem tradição política uma coisa é fazer Frente com pensamento, outra coisa é fazer Frente por ajuntamento, troca apoios, por tempo de televisão. Nós não estamos fazendo isso”, rebateu aos questionamentos. Ao mesmo tempo, negou que fosse contraditório a postura que tem adotado de criticar a presidente Dilma Rousseff (PT) e preservar o ex-presidente Lula (PT).
Principal vitrine do candidato ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB), o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM) foi exaltado em ato com lideranças políticas de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. O socialista afirmou que o programa vem ajudando as prefeituras a enfrentar a crise com a queda no repasse de recursos federais e assegurou a manutenção de edições anuais do projeto na sua administração. “O FEM está ajudando os municípios a investir e vamos ter o FEM todo o ano. Isso possibilita investimentos para os municípios. A União segurou tudo e não dividem com as prefeituras”, destacou. O prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB), também utilizou o programa para apresentar o correligionário. Segundo o gestor, o fundo possibilitou a pavimentação de 10 ruas, reforma de duas escolas e construção de seis muros de arrimo. “Não vamos dar a máquina para políticos que não fazem pelo povo o que pregam”, disparou.