Lombada eletrônica da Alfredo Lisboa muda de local e diminui limite de velocidade

Foto: Julio Jacobina/Esp. DPA partir desta terça-feira, a lombada eletrônica até então instalada perto do posto policial na Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, mudou de lugar. O equipamento permanece implantado na mesma via, no entanto mais perto da Praça do Marco Zero, antes do cruzamento com a Avenida Marquês de Olinda. Outra mudança foi a redução da velocidade máxima permitida pela lombada, que era de 40 km/h, caiu para 30 km/h.

As medidas foram realizadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para trazer mais segurança ao grande número de pedestres que utiliza a área, quantidade que tende a aumentar após a inauguração da pedestrialização da Avenida Rio Branco e também por conta da concentração de bares, restaurantes e outros estabelecimentos.
Além disso, foi instalada toda a sinalização horizontal que regulamenta a nova velocidade na via. Embora a medida passe a valer a partir de hoje, o equipamento de fiscalização entra em operação definitiva, autuando quem for flagrado trafegando acima dos 30 km/h, a partir da quarta-feira dia 20 de dezembro.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ampliação da Zona 30 para a Avenida Alfredo Lisboa vai garantir ainda mais segurança ao público que vai desfrutar do novo boulevard. “Com a transformação definitiva da Avenida Rio Branco em via para pedestres, a demanda de pessoas e turistas circulando no Bairro do Recife tende a aumentar. Por isso, é importante tomar medidas de segurança viária a partir da redução da velocidade, promovendo ainda mais conforto para pedestres e ciclistas”, afirma.

ZONA 30 – A primeira Zona 30 da cidade foi implantada no Bairro do Recife em junho de 2014. A iniciativa contempla 22 vias do Bairro do Recife, onde a velocidade máxima permitida é de 30km/h, visando a utilização mais equitativa do espaço público entre motoristas, ciclistas e pedestres. O projeto é um sucesso que se demonstra, por exemplo, na redução em 50% do número de acidentes de trânsito com vítima nas vias contempladas pela Zona 30, se comparados os valores registrados entre 2015 e 2017.

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