Bolsonaro faz otimismo de brasileiro com economia ser o maior desde 97

Clipping

Nos últimos anos, o brasileiro nunca esteve tão otimista na economia quanto agora com o governo Bolsonaro batendo à porta.

Pesquisa do Datafolha revela que 65% dos brasileiros acreditam que no próximo ano a situação econômica do Brasil vai melhorar. Em agosto, apenas 23% pensavam assim. É o maior índice de confiança desde 1997, quando o instituto começou a fazer esse tipo de levantamento.

Mesmo em relação ao desemprego, uma unha encravada na vida de grande parte da população, o clima é positivo. Em agosto, 19% acreditavam que ele cairia. Hoje, 47% esperam por isso. Também é o número mais robusto desde 1995, ano em que a série histórica foi iniciada e o governo Fernando Henrique Cardoso dava os primeiros passos.

Apesar do ambiente tradicionalmente ser favorável às vésperas de um novo governo, a pesquisa mostra que, por todos os ângulos e de maneira enfática, o brasileiro, mesmo muitos dos que votaram em Lula (opa, Haddad), deposita no futuro governo Bolsonaro as últimas fichas para acordar o eterno gigante adormecido.

Isso é mais notável quando nos lembramos da campanha eleitoral extremamente polarizada, marcada por vários petardos abaixo da linha da cintura e que trazia duas opções claramente opostas na ideologia e nos costumes, como nunca o País vivenciou desde a redemocratização.

Apesar da falta de quórum em algumas casas neste Natal, essa etapa de enfrentamento cego e destrutivo parece vencida. Mesmo entre os nordestinos, onde Bolsonaro foi mais rejeitado, 60% estão esperançosos de uma vida melhor a partir do ano que vem.

A agenda ideológica e comportamental do novo governo produzirá faíscas e o PT fará a oposição violenta de sempre, mas o Datafolha indica algo elementar: se o cidadão tiver mais dinheiro no bolso e comida na mesa, o que sobra é periférico para a grande maioria.

Durante o auge da crise do Mensalão, em 2005, quando um comandante da estatura de José Dirceu era defenestrado sem dó nem piedade, poucos em Brasília apostavam um pixuleco na reeleição de Lula. Esqueciam que a economia mundial bombava e o ex-presidente surfava na onda. Como sabemos, o eleitor que foi apresentado ao filé mignon e os mais sortudos que trocaram a Praia Grande por Cancún deram de ombros para a turma de Joaquim Barbosa.

É assim aqui e no mundo.

Se Paulo Guedes acertar a mão, ninguém mais perguntará pelo Queiroz.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.