Governo estuda recorrer à OMC contra restrição da China ao frango e ao açúcar brasileiros

Clipping

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quarta-feira (11) a elaboração de estudos que podem levar o governo a fazer uma reclamação formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão da China de impor restrições à importação de frango e açúcar brasileiros.

As medidas antidumping contra a carne de frango brasileira foram impostas em junho. A China considera que os produtores do país estavam sofrendo concorrência desleal.

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a origem de mais de 50% das importações de carne de frango do país asiático. A restrição ao açúcar brasileiro vigora desde maio do ano passado.

A decisão da Camex de iniciar os estudos sobre os casos é o primeiro passo para a abertura de um painel na OMC, isto é, de uma reclamação formal contra as medidas protecionistas adotadas pela China.

Somente após a conclusão dessa etapa é que o governo brasileiro vai decidir se recorre ou não à entidade.

Atividades
Gonzaga Patriota comemora liberação de verba para conclusão das Adutoras do Pajeú e do Agreste

Em pronunciamento, feito nesta segunda-feira (12), na tribuna da Câmara, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comemorou a liberação de verba para conclusão da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú. A obra, que teve a primeira fase entregue há quatro anos, está com 62% dos trabalhos concluídos. “Apenas para dizer …

Clipping
Brasil gasta menos de um dólar com saúde por dia por habitante

Menos de um dólar ou, mais precisamente, R$ 3,48 ao dia. Esse é valor per capita que o governo utiliza em seus três níveis de gestão — federal, estadual e municipal — para cobrir as despesas com saúde de mais de 207 milhões de brasileiros. O dado faz parte de …

Clipping
Bolsonaro diz que Ministério do Trabalho não será extinto

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL)informou na tarde desta terça-feira (13) que o MT (Ministério do Trabalho) não deve perder o status de ministério, mas que será incorporado em outra pasta. — Não vai perder o status de ministério, não vai ser uma secretaria. Ainda segundo Bolsonaro, a equipe dele não …