Governo estuda recorrer à OMC contra restrição da China ao frango e ao açúcar brasileiros

Clipping

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quarta-feira (11) a elaboração de estudos que podem levar o governo a fazer uma reclamação formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão da China de impor restrições à importação de frango e açúcar brasileiros.

As medidas antidumping contra a carne de frango brasileira foram impostas em junho. A China considera que os produtores do país estavam sofrendo concorrência desleal.

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a origem de mais de 50% das importações de carne de frango do país asiático. A restrição ao açúcar brasileiro vigora desde maio do ano passado.

A decisão da Camex de iniciar os estudos sobre os casos é o primeiro passo para a abertura de um painel na OMC, isto é, de uma reclamação formal contra as medidas protecionistas adotadas pela China.

Somente após a conclusão dessa etapa é que o governo brasileiro vai decidir se recorre ou não à entidade.

Clipping
Preço da gasolina tem alta após seis semanas em queda

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou um relatório sobre o preço do combustível no país. De acordo com o órgão, a gasolina nas bombas teve alta após seis semanas consecutivas de queda. O preço da gasolina subiu 0,13% na semana, custando R$ 4,50 por litro em média. Já o …

Clipping
Alerta: carro de som e minitrio apenas em ato de campanha nas eleições 2018

A menos de um mês do início da campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou um entendimento sobre uma questão que vem causando polêmica: o uso de carros de som e minitrios. Em sessão realizada na última quinta-feira (19), respondendo a uma consulta do Solidariedade, …

Clipping
Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias. …