Mundo celebra o Dia do Voluntariado

Clipping

No Haiti há mais de 750 orfanatos e que quase 80% das crianças que estão nessas instituições têm ao menos um dos pais vivosUnir o interesse pessoal ao espírito cívico, dedicando boa parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades ligadas ao bem estar social, é como a Organização das Nações Unidas (ONU) define o que é ser voluntário. Na próxima quarta-feira (5), é celebrado em todo o planeta o Dia Internacional do Voluntariado (no Brasil, a data instituída pela lei nº 7.352, é dia 28 de agosto) com objetivo de promover a solidariedade nas pessoas em colaborar com o desenvolvimento social e sustentável do mundo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, o que representa 4,4% da população brasileira. Um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior. Em Pernambuco o cenário também foi de crescimento, segundo informações da plataforma Transforma Recife. Na Capital, 130 mil pessoas prestam algum tipo de serviço voluntário, o que equivale a 8% da população, acima da média nacional. “Não acho que antes as pessoas não queriam ajudar ou estavam alheias a servir. Na verdade elas não sabiam como e onde procurar. Em uma tragédia, ou em ações de Natal, por exemplo, os pontos de doação e agenda de ações estão mais acessíveis. Mas, e durante o ano todo?”, questionou o presidente do Porto Social Fabio Silva. Para ter esse direcionamento sobre o perfil de quem quer fazer um trabalho voluntário com as ONGs que disponibilizam vagas em diversas áreas, o Transforma Recife surgiu como uma ferramenta para cruzar esses dados e incentivar o engajamento cívico.

A iniciativa deu tão certo, que justamente no Dia Internacional do Voluntariado (5), será assinado na cidade de Santigo, no Chile, o termo de intenções para a criação do Transforma Chile.“Quem faz trabalho voluntário uma única vez, de forma pontual, tem dois caminhos. O de ter vivido uma experiência marcante para o resto da vida, mesmo que isso não vire um estilo de vida. Ou de transformar essa experiência em uma mudança radical, tanto na forma de consumir produtos e serviços, como no modo de se relacionar e até na profissão”, comentou Fábio.

Turismo Social

Foi justamente nesse contato com realidades totalmente diferentes e na busca por transformar a vida do próximo, que Mariana Serra idealizou a Volunteer Vacations (VV). Formada em Relações Internacionais (ESPM-RJ), ela tinha um desejo: aliar férias tradicionais com a possibilidade de praticar ações sociais voluntariamente. “Estava fazendo o MBA de Gestão de Negócios e comecei a pensar sobre os caminhos que você deve seguir e o que poderia dar um sentido para minha vida. Queria dar um propósito diferente durante as minhas férias”, afirmou.

Mas, Mariana se deparou com inúmeras empresas brasileiras que ofertavam apenas o modelo de intercambio tradicional no período de estudo de três a seis meses. “Nenhuma delas tinha como foco a ajuda humanitária em um curto prazo”, declarou. A partir destes questionamentos, em 2014, a VV saiu do papel e passou a ser referencia no turismo de voluntariado e empreendedorismo social com parceria de algumas das ONGs mais relevantes no mundo, dando inicio a missões de solidariedade em países como Quênia, Gana, Jamaica, Tanzânia e Haiti. Este último, devastado em 2010 por um terremoto que afetou mais de três milhões de pessoas, receberá em janeiro do ano que vem a #SemanaVV. A ação em grupo conta com voluntários que irão colaborar com experiências ligadas a área de educação, saúde e comunicação em três orfanatos no País. “Sempre vi nos meus pais esse olhar da empatia, do amor ao próximo. E a VV tem como objetivo o impacto social na vida destas pessoas”, declarou.

Nesta ação, o fotojornalista da Folha de Pernambuco Anderson Stevens participará pela primeira vez, promovendo um workshop para os voluntários. “Conheci a VV em uma ação na Ilha de Deus e a troca de experiências foi incrível. Há dois anos tenho tido a oportunidade de participar de ações voluntárias em creches e ONGs oferecendo todo meu conhecimento no que sei fazer, que é registrar e documentar as histórias”, afirmou.

Natureza

Quando o voluntariado transforma não só olhar caridoso com o próximo, mas impacta diretamente no ambiente que vivemos? Com experiência em diversos trabalhos voluntários desde criança, a estudante de psicologia e serviço social Bárbara Lima resolveu criar a ação Pernambuco Sem Lixo. A angustia ao ver as constantes agressões que ameaçam a biodiversidade do planeta, principalmente por causa de todo o lixo que é jogado na natureza, fez com que a estudante  começasse a engajar as pessoas dentro da sua cidade.

“Percebi que muitas pessoas tinham vontade de ajudar o meio ambiente. Coloquei no whatsapp quem teria interesse em participar de ações mensais de limpeza de praias e ruas. Na hora 20 pessoas responderam positivamente”. Para a surpresa de Bárbara, a primeira ação realizada no último de 10, na praia de Boa Viagem, contou com 60 voluntários. “Esse impacto foi muito legal, conseguimos recolher 1.800 bitucas de cigarro, 800 canundos plásticos. Foi algo importante para uma primeira ação”.

O próximo evento será no dia 15 de dezembro, na comunidade da Ilha de Deus, no bairro do Pina. “Não se trata apenas de coleta de lixo, nós temos que conscientizar as pessoas. Então na Ilha, queremos promover a consciência ambiental batendo de casa em casa. As pessoas as vezes não quer sair do seu comodismo, mas aqueles que saem despertam esse interesse no outro criando uma rede de colaboração”, explicou.

Poder da Fé

A fé também tem sido um importante instrumento de mobilização para o voluntariado. Há três anos, a Venerável Ordem Terceira do Carmo do Recife organiza uma ceia para centenas de pessoas em situação de rua. Coordenado pelo Frei Adalgiso da Silva Ferreira, a ação foi idealizada pelos irmãos terceiros Aldir Maia e Luciana Helena Sampaio. “Deus habita em todos nós e a experiência que promovemos é incrível com um trabalho cada vez mais sólido e mais aceito pelas pessoas”, declarou Aldir. Ser voluntária não é algo novo na vida da empresária Marcela Sotero, da Cena Comunica. É o sentimento de gratidão por tudo que alcançou a sua vida que a fez querer retribuir estas conquistas através do trabalho voluntário.

“É uma oportunidade de oferecer um pouco disso (material e não material – saúde, família, etc) a quem não tem nada ou quase nada. Ainda que de forma singela. Sou movida pela fé e é com ela que aprendo muito e “sinto na pele” que tudo só acontece no tempo de Deus. Além disso, ao ajudar o próximo, venho cumprindo meu papel enquanto cristã e cidadã”, afirmou.

Ela e vários outros voluntários estiveram neste domingo (2) na celebração do Natal da Venerável Ordem Terceira do Carmo do Recife. A ação aconteceu em dois momentos: às 10h, nos jardins da Igreja de Santa Tereza, haverá cortes de cabelos e de unhas e aferição de pressão; às 17h, houve a celebração da palavra, na Basílica do Carmo do Recife, e logo em seguida foi servido o jantar para cerca de 500 pessoas nos jardins do convento, que também contou com decoração especial natalina. Os espaços ficam no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, no Bairro de Santo Antônio.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.