Número de mães adolescentes recua 24% em dez anos

Clipping

Em dez anos, caiu mais de 24% o número de mães adolescentesno país. Cerca de 20% das crianças nascidas em 2007 eram filhas de mulheres com menos de 19 anos. No ano passado, esse percentual caiu para 16%.

Ao mesmo tempo, cresceu quase 30% o número de mulheres que tiveram filhos depois dos 30. Os números são das Estatísticas do Registro Civil, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta (31). O estudo reúne informações sobre nascimentos, mortes, casamentos e divórcios.

Outro ponto observado é o aumento de uniões homoafetivas, que cresceram 10% de 2016 a 2017. O crescimento é maior nos casamentos entre mulheres: 15,5%.
O total de matrimônios, porém, caiu cerca de 2%. Ao mesmo tempo, houve alta de 8% nos divórcios. Na separação, mais casais decidiram compartilhar a guarda dos filhos. O salto em apenas um ano foi de 33%, e a prática é mais frequente na região Sul do Brasil (24% dos casos).

Ainda assim, o compartilhamento é exceção: em sete de cada 10 casos, as crianças ficam sob responsabilidade da mãe.

Nascimento
número de nascimentos cresceu 2,6% em 2017, recuperando parte da queda registrada em 2016. Ainda assim, o número de novos bebês é menor que o de 2015.
Na outra mão, as mortes são mais frequentes: houve 23,5% mais óbitos em 2017 em comparação com 2007.

Os números não chegam a surpreender. A previsão do IBGE é que a população brasileira cresça em ritmo cada vez mais lento. A partir de 2050, quando seremos cerca de 233 milhões, a tendência é que o número de brasileiros comece a cair.

Clipping
Governo economizará um terço das verbas disponíveis até março

A equipe econômica decidiu economizar um terço das verbas disponíveis no primeiro trimestre. A partir de abril, os gastos voltarão a subir até cumprirem a dotação prevista no Orçamento Geral da União para este ano. A medida consta do primeiro decreto de programação orçamentária e financeira de 2019, publicada hoje (15) à noite …

Clipping
Trump anuncia emergência nacional para construir muro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje (15) que vai declarar ainda nesta sexta-feira “emergência nacional” para financiar o muro na fronteira com o México. Em entrevista coletiva concedida no jardim da Casa Branca, ele disse que assinaria a declaração ao “voltar ao Salão Oval”. O norte-americano lembrou que o …

Clipping
Helicóptero vai agilizar atendimento médico a índios no Amazonas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Parintins, no Amazonas, e mais seis municípios do interior do estado e do Pará, passarão a ter um helicóptero para atendimento aos pacientes. Os serviços da unidade beneficiam cerca de 17 mil pessoas distribuídas, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), em três terras …