Pernambuco registrou, em média, cinco estupros por dia em janeiro

Clipping

Nos primeiros 31 dias de 2017, ao menos cinco pessoas foram estupradas, por dia, em Pernambuco. A média foi contabilizada com base nos dados disponibilizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), que registrou 148 casos de violência sexual em todo o estado, no primeiro mês do ano. O Recife lidera o ranking de cidades que mais foram palco de violência sexual, com 31 casos no mês, quase o dobro da segunda colocada, Olinda, que teve 16 ocorrências registradas.

A terceira cidade com o maior número de pessoas estupradas foi Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, com 15 casos. Durante todo o ano passado, a secretaria registrou 2.196 estupros em todo o Pernambuco. Isso significa uma média de seis pessoas estupradas por dia no estado.

Além das ocorrências em que houve o registro de Boletim de Ocorrência, a SDS reconhece que, muitas vezes, as vítimas não registram esses casos, o que significa que o número é, na verdade, o mínimo do que realmente pode ter ocorrido nos 184 municípios.

Os dados divulgados pela SDS contemplam pessoas dos dois gêneros, não consideradas vulneráveis (maiores de 14 anos, que não tenham deficiência mental e que possam oferecer resistência). Nos casos de homicídio de mulheres, segundo os índices da SDS, houve um salto de 15%, aumentando de 245, em 2015, para 282 em 2016.

Além dos estupros em 2016, foi registrada uma média diária de 84 mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar no estado. Segundo a Secretaria da Mulher, ao todo, foram registrados 50.042 casos de violência contra a mulher no estado, o que significa uma média de cinco mulheres agredidas por hora, em Pernambuco.

Segundo a coordenadora do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (SAM/WL), na Zona Norte da cidade, Mayara Mendes, a incidência de mulheres que sofrem agressão na própria casa é grande, principalmente quando se trata de menores de idade. Segundo ela, o acompanhamento com psicólogos é muito importante para que o trauma interfira menos no dia a dia da vítima. O problema é que, muitas vezes, as vítimas não retornam aos atendimentos.

O Wilma Lessa, instalado no Hospital Agamenon Magalhães, registrou média de mais de um caso de violência por dia em 2016, com 371 primeiros atendimentos. Destes, quase um terço foi prestado a adolescentes com idades entre 12 a 18 anos, com 110 casos. A maior parcela de vítimas está entre os 19 e 59 anos de idade, com 256 casos. Também houve cinco ocorrências de mulheres idosas, com idade superior a 60 anos.

O centro contabilizou 1.451 assistências no total, resultando em média de quase quatro mulheres por dia. Desse total, 371 foram primeiras visitas ao Wilma Lessa, enquanto os demais foram retornos para acompanhamento clínico, social e psicológico. O balanço também mostra que, destas 371 mulheres, 273 foram ao centro após sofrer violência sexual, 32 por violência física, 62 violência sexual e física e outras quatro por ameaça e violência verbal.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/pernambuco-registrou-em-media-cinco-estupros-por-dia-em-janeiro.ghtml

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.