Três mulheres são vítimas de feminicídios por dia no Brasil

Clipping

O Brasil teve 1.133 vítimas de feminicídios no ano de 2017, de acordo com os dados do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Conforme a lei 13.104 de 2015, o crime é caracterizado quando uma mulher é morta “por razões da condição de sexo feminino”.

Outras 3.406 mulheres foram vítimas de homicídios em casos que não foram registrados como feminicídio, segundo o anuário. O número total de mulheres mortas no ano passado (4.539), de acordo com as informações do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), é 6,1% maior do que em 2016.

Os números foram compilados pelo Instituto Patrícia Galvão, que divulga as informações na plataforma digital “Violência contra as Mulheres em Dados”. O dossiê reúne pesquisas e dados relacionados às violências contra as mulheres no Brasil, com foco na violência doméstica, sexual e online, além de feminicídios.

Os dados também apontam que o ano de 2017 teve 221 mil casos de lesão corporal doloso (quando há intenção) enquadrados na Lei Maria da Penha. O número representa mais de 600 casos de mulheres sendo agredidas fisicamente por dia no Brasil. Segundo o FBSP, o ano ainda contou com 60 mil estupros registrados, o que corresponde a 164 registros por dia no país.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública afirma que “os números de violência contra a mulher devem ser ainda maiores, já que Distrito Federal, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso e Roraima não informaram os dados”.

Com as informações pesquisadas, os Estados com piores taxas de violência contra mulher para 100 mil habitantes são Santa Catarina (225,9), Mato Grosso do Sul (207,6) e Rondônia (204,9).

Nome dos números

Uma das vítimas que consta nas estatísticas é a vendedora Aline de Souza Pereira, 29 anos. Ela foi morta pelo ex-namorado em agosto do ano passado, na zona leste de São Paulo.

Conforme registrado na Polícia Civil, a mulher estava chegando do serviço, desceu do ônibus para ir para casa por volta das 23h de um domingo, quando o ex-namorado apareceu e atirou nela.

A vendedora morreu no local. O homem tentou fugir, mas foi abordado por policiais militares menos um quilômetro distante do local onde cometeu o crime, e confessou.

As investigações policiais apontaram, na ocasião, que a vítima já havia sido agredida pelo ex-namorado, mas não relatou à polícia por medo de represália.

Os dois tinham namorado e morado na mesma casa por cerca de seis meses e estavam há dois meses separados, até ele cometer o feminicídio.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.