Um em cada 3 idosos dá calote para ajudar família endividada

Clipping

Seu Otávio Pereira tem 68 anos, é aposentado e mora na zona leste de São Paulo. Ele está acumulando contas atrasadas porque ajudou um parente fazendo uma compra parcelada, mas esse familiar perdeu o emprego. Agora, seu Otávio precisa conseguir um empréstimo consignado para quitar as dívidas.

Assim como seu Otávio, milhões de brasileiros com mais de 61 anos estão ficando inadimplentes para ajudar a família endividada. Segundo um estudo inédito da Serasa Experian, baseado na segmentação Mosaic Brasil, que divide a população em 11 grupos, os inadimplentes com 61 anos ou mais já chegam a 6,99 milhões de pessoas.

Isso equivale a cerca de 1 em cada 3 pessoas da população desta faixa etária (23,7 milhões, segundo o IBGE) e representa 12,4% dos 56,4 milhões de inadimplentes do País.

O gerente da Serasa Experian, Fernando Rosolem, afirma que os idosos estão se endividando mais do que o restante da população e que a principal explicação para isso é o fácil acesso ao crédito consignado.

— O idoso faz o empréstimo para ajudar a família, mas não consegue se manter em dia com os pagamentos das parcelas. Isso ocorre porque essa faixa etária é uma das que mais sofre com a alta de preços de remédios, plano de saúde e alimentos. Já que quase a metade do orçamento familiar é com esses gastos.

De acordo com o especialista da Serasa, como esse tipo de financiamento é mais acessível aos aposentados, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, eles recorrem a esse tipo de crédito para socorrer as contas da casa.

— O consignado é mais barato e passa a fazer parte do dinheiro da família.

Consignado

Em agosto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) regulamentou o aumento do limite do empréstimo consignado em folha de pagamento de 30% para 35% da renda mensal do benefício.

A Proteste Associação de Consumidores é contra essa regulamentação e afirma que a mudança traz “de volta o estímulo governamental irresponsável ao superendividamento”. Em nota, a associação alerta “pensionistas e aposentados para que não se deixem iludir por essa medida, sob pena de voltarem a reduzir sua renda efetiva, em função de endividamento crescente”.

Esse empréstimo tem taxas mais baixas porque suas prestações são abatidas diretamente dos vencimentos mensais dos aposentados e pensionistas. Além do aumento do percentual de endividamento, o prazo máximo para o pagamento dos empréstimos consignados foi ampliado de 60 meses para 72.

O estímulo ao consumo, associado à facilidade do acesso ao crédito, já levou ao alto endividamento das famílias, sobretudo de aposentados e pensionistas, adverte Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. E o agravante é que a ampliação do percentual do consignado foi permitida a partir do cartão de crédito, considerado um meio de pagamento “perigoso” para quem entra no crédito rotativo.

Consignado é porta de entrada para idoso se tornar inadimplente

Consignado é porta de entrada para idoso se tornar inadimplente

Reprodução

Consignado só para emergências

Segundo o diretor de marketing e relacionamento da Sorocred, Wilson Justo, o crédito consignado pode ajudar numa situação de emergência ou ainda na realização de um desejo, mas, ao mesmo tempo, ele diminui a renda.

— Nos últimos tempos, temos percebido o aumento no número de aposentados endividados justamente por terem mais de um empréstimo. E, na maior parte dos casos, usados para cobrir outro tomado anteriormente.

Ainda de acordo com Justo, o consignado não chega a ser a causa da inadimplência. Mas, na maioria das vezes, serve como uma porta de entrada para ela.

— Aí é que se instala a conhecida bola de neve. Geralmente, o dinheiro que sobra do desconto não dá para pagar outras despesas e o idoso acaba por recorrer ao cheque especial, cartão de crédito ou a instituições financeiras como auxílio para quitar as dívidas.

O executivo aproveita para lembrar que os juros estão presentes seja qual for a modalidade para tomada de crédito.

— A média de juros do empréstimo pessoal em instituições financeiras, por exemplo, está na faixa de 8%. A do cheque especial está, aproximadamente, em 11% e a do consignado é de quase 4%. No entanto, é importante ressaltar a importância do planejamento financeiro para evitar que tais dívidas comprometam toda a renda do aposentado ou pensionista e isso reflita na renda familiar.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.