Arábia Saudita barra importação de frango de 5 frigoríficos brasileiros, diz associação

Clipping

A Arábia Saudita barrou a importação de carne de frango de 5 dos 30 frigoríficos do Brasil que forneciam para o país, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O mercado saudita é o maior comprador desse produto brasileiro.

Segundo a entidade, o governo foi comunicado da medida pelos árabes na última segunda-feira (21). A ABPA afirmou que o embargo foi causado por “critérios técnicos”, mas não especificou quais.

O Ministério da Agricultura não comentou a suspensão, apenas divulgou quais são os frigoríficos habilitados atualmente (veja a lista ao fim da reportagem).

De acordo com a ABPA, entre as unidades suspensas, uma é da JBS e outra é da BRF. Ambas as empresas têm outros frigoríficos que continuam autorizados a exportar para a região.

Arábia Saudita barra frangos de 5 frigoríficos brasileirosJornal GloboNews Edição das 16h–:–/–:–

Arábia Saudita barra frangos de 5 frigoríficos brasileiros

Arábia Saudita barra frangos de 5 frigoríficos brasileiros

Mais 12 em suspensão temporária

A decisão foi tomada após uma missão técnica de inspeção feita em outubro passado pela autoridade sanitária saudita (SFDA Saudi Food and Drug Authority), informou o Itamaraty.

O ministério das Relações Exteriores afirmou que, além dos 5 frigoríficos barrados, outros 12 estabelecimentos visitados não tiveram sua habilitação renovada de forma imediata, “mas poderão ser reabilitados desde que apresentem plano de ação para implementar as adaptações sugeridas pela SFDA em um prazo de 30 dias”.

O presidente da ABPA, Francisco Turra, esteve em Brasília nesta terça (22) para se reunir com o Ministério da Agricultura. Ele disse ao G1 que, de 58 frigoríficos habilitados, somente 30 estavam exportando para os países árabes. Com o embargo, serão 25.

O presidente da ABPA afirmou que não tinha a lista completa das unidades suspensas porque ainda não recebeu o comunicado dos países árabes.

Ele disse que, por conta disso, também não é possível mensurar o impacto da suspensão na exportação de frango para a região. “Pode ser que eles passem a comprar mais de outros frigoríficos”, observou.

Procuradas, a JBS e a BRF não comentaram o assunto.

Embaixada

‘Pessoal está se antecipando ao inimigo’, diz Mourão sobre embargo da Arábia a frangoG1 Política–:–/–:–

'Pessoal está se antecipando ao inimigo', diz Mourão sobre embargo da Arábia a frango

‘Pessoal está se antecipando ao inimigo’, diz Mourão sobre embargo da Arábia a frango

“O pessoal está se antecipando ao inimigo”, disse nesta terça o vice-presidente Hamilton Mourão, ao responder a uma pergunta sobre se a decisão da Arábia Saudita seria uma retaliação à intenção do governo de transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Na declaração, Mourão não deixou claro se ao falar em “pessoal” estava se referindo à Arábia Saudita. Procurada pelo G1, a assessoria da Vice-Presidência informou que ele se referia a “analistas e comentaristas de mercado”.

Para o presidente da ABPA, não há motivo político para a suspensão. Francisco Turra destacou que, no mesmo comunicado enviado ao governo, as autoridades árabes deixaram aberta a possibilidade de que frigoríficos ainda não habilitados peçam esse aval ao governo brasileiro.

Frango halal

Em 2018, o Brasil enviou para a Arábia Saudita 486,4 mil toneladas de carne de frango, o equivalente a 12,1% do total embarcado no ano.

A China foi o segundo maior mercado e, na última segunda, acertou com exportadoras um acordo para encerrar uma disputa por conta do preço.

Veja os maiores importadores de carne de frango brasileira no ano passado:

Maiores importadores de carne de frango do Brasil

PaísQuantidade exportada em 2018Participação no total
1Arábia Saudita486,4 mil toneladas12,1%
2China438 mil toneladas10,9%
3Japão397,9 mil toneladas9,9%
4África do Sul331 mil toneladas8,2%
5Emirados Árabes309,7 mil toneladas7,7%
6União Europeia263,4 mil toneladas6,6%
7Hong Kong211,7 mil toneladas5,3%
8Kwait123,2 mil toneladas3,1%
9Coreia do Sul113,1 mil toneladas2,8%
10México111,2 mil toneladas2,8%

Fonte: ABPA

A carne comprada pela Arábia Saudita segue os princípios do Islã tanto no abate, quanto na produção e é chamada de halal.

Para produzir esse tipo de carne, empresas brasileiras tiveram que adaptar suas fábricas e efetivo.

Os animais devem ser mortos com o peito direcionado para a Meca e os sangradores têm que ser muçulmanos praticantes, por exemplo. O Brasil é o maior exportador de frango halal do mundo.

Veja a lista dos frigoríficos autorizados a exportar carne de frango para a Arábia, segundo o Ministério da Agricultura:

  1. BRF, Dourados (MS)
  2. BRF, Videira (SC)
  3. BRF, Capinzal (SC)
  4. JBS, Passo Fundo (RS)
  5. JBS, Montenegro (RS)
  6. Seara (JBS), Brasília (DF)
  7. Seara, Campo Mourão (PR)
  8. Seara, Itaiópolis (SC)
  9. Seara, Amparo (SP)
  10. Seara, Itapiranga (SC)
  11. Seara, Ipumirim (SC)
  12. SHB, Francisco Beltrão (PR)
  13. SHB, Buriti Alegre (GO)
  14. SHB, Dois Vizinhos (PR)
  15. SHB, Nova Mutum (MT)
  16. Vibra Agroindustrial, Itapejara D’Oeste (PR)
  17. Vibra Agroindustrial, Sete Lagoas (MG)
  18. Vibra Agroindustrial, Pato Branco (PR)
  19. Jaguafrangos, Jaguapitã (PR)
  20. Frigorífico Nicolini, Garibaldi (RS)
  21. Zanchetta Alimentos, Boituva (SP)
  22. Bello Alimentos, Itaquiraí (MS)
  23. Frigorífico Nova Araçá, Nova Araçá (RS)
  24. DIP Frangos, Capanema (PR)
  25. LAR Cooperativa Agroindustrial, Matelândia (PR)
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.