Governo de Pernambuco oferece mil bolsas para auxiliar estudantes nas universidades

Clipping

governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lançou, nesta segunda-feira (14), a edição 2019 do Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus. O objetivo do programa é incentivar estudantes de baixa renda a ingressarem em universidades públicas.  Serão disponibilizadas mil bolsas, e as inscrições da começam nesta terça-feira (15) e vão até o próximo dia 23.

Do total de mil bolsas, 900 para os estudantes que optarem por concorrer utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) e 100 para os que escolherem concorrer por meio das notas obtidas nas três etapas de avaliação do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). O lançamento foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, local onde Câmara assinou o decreto que regulamenta todo o processo seletivo

“Através de estudos, percebemos  que muitos alunos que acabavam o ensino médio não chegavam nem a se inscrever noEnem e nem no SSA, porque sabiam que se passassem não teriam condições de saírem de suas cidades para se manterem nos centros onde estão instaladas as maiores universidades. Então decidimos garantir isso, que eles possam fazer o Enem e o SSA para as maiores universidade públicas no Brasil, e ter a garantia do Estado de uma bolsa para custear essa permanência durante dois anos”, explica Câmara.

Além de atuar nos eixos de mobilização preparação dos estudantes para o Enem e para o SSA da UPE, o programa vai oferecer bolsas de apoio financeiro aos estudantes de baixa renda de escola pública que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior localizadas em todo o território nacional. A bolsa terá valor de R$ 950 no primeiro ano de curso e de R$ 400 no segundo ano cursado. A ideia é que a quantia ajude nas despesas do cursomoradiaalimentação e transporte

Para concorrer, é preciso que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e tenha concluído, no máximo, há cinco anos; seja atendido pelo Bolsa Família ou tenha renda familiar inferior a três salários mínimos; tenha residência fixa com distância igual ou superior a 50 quilômetros da universidade e tenha sido admitido em curso de graduação numa instituição de ensino Pública ou Federal por meio do Enem ou SSA realizado em 2018, com previsão de ingresso para 2019.

De acordo com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, caso queira continuar recebendo o auxílio, o candidato deve frequentar as aulas. “Ele tem que nos passar relatórios regulares de frequência e tem que estar matriculado (na instituição de ensino). Se o candidato trancar a faculdade, deixa de receber a bolsa”, destaca o secretário, complementando que, para o estudante manter o auxílio, não há cobrança de notas. 

Cursando o terceiro período de Direito na Universidade de São Paulo (USP), Luiz Lourenço, de 18 anos, não acreditava que poderia realizar seu sonho de estudar fora do Estado. “A cidade de São Paulo tem um custo de vida muito alto e sair do interior  para uma das maiores cidades da América Latina tem seus desafios e riscos. Ser agraciado com a bolsa me ajudou muito a permanecer na faculdade com mais dignidade. É muito importante a gente ingressar em uma universidade, mas precisamos permanecer nela e isso era muito difícil”, afirma Luiz, ex-aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Timbaúba

A estudante Karoline Guerra, de 19 anos, também cursa Direito, mas pela Faculdade de Direito do Recife. Ela, que é natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, pensou em desistir de entrar na universidade, mesmo alcançado uma boa nota no Enem. “Nunca pensei em trocar de faculdade, passava pelo jardim do campus e pensava se realmente iria conseguir estudar lá. Tinha muito medo da permanência aqui e como iria me manter. O programa me ajuda muito nisso. A bolsa nos dá uma segurança muito grande e conseguimos focar nos estudos”, disse.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo é eliminatório e atravessa três fases. A 1º etapa vai do dia 15 ao dia 23 de janeiro, com divulgação do resultado no dia 24 do mesmo mês. Para a inscrição do processo seletivo, é necessário o RG, CPF e o comprovante de residência do candidato, além das notas do Enem ou SSA da UPE – as melhores notas serão avaliadas. As inscrições na 2º etapa acontecem do dia 28 de janeiro ao dia 1º de fevereiro, com divulgação do resultado no dia 11.02. Nessa fase, os estudantes precisam comprovar que foram aprovados nas faculdades que desejam cursar através do Sisu ou do Sistema Seriado da UPE. 

A 3º e última etapa ocorre de 12 a 18 de fevereiro, com o envio do comprovante de matricula da universidade escolhida. A divulgação do resultado final em 22 de fevereiro, data também de início da convocação das listas de espera. 

As inscrições para o Programa serão realizadas, exclusivamente, pelo site:www.educacao.pe.gov.br.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.