Base fluvial da Ilha do Fogo abriga Projeto Surubim
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Desenvolver ações de caráter socioeducativo e produzir alevinos para repovoamento do rio São Francisco. É com esses objetivos que foi lançado nesta terça-feira (04) o Projeto Surubim, na base fluvial da Ilha do Fogo do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz). O projeto desenvolvido pela unidade militar conta com apoio das prefeituras de Petrolina e Juazeiro.
O projeto é inspirado no projeto Tamar que desenvolve ações de educação para preservação das tartarugas marinhas. A versão sanfranciscana do projeto vai cuidar das espécies nativas do rio como surubim, cari e matrinchã. Cinco tanques funcionarão como viveiros para produção de alevinos que a partir de janeiro devem ser soltos no rio.
“Além de produzir alevinos, queremos repovoar o rio e também teremos os peixes considerados invasores como tucunaré, tilápia e tambaqui para que as crianças possam conhecê-los e assim poder entender a riqueza da biodiversidade desse rio. É um projeto que também tem a parceria dos pescadores que poderão trazer visitantes e assim ganhar seu dinheiro e teremos venda de artesanato”, destacou o comandante do 72º BIMTz, coronel Helvétius da Silva.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Sou piscicultor e ja engordo surubim cachara a algum tempo e tenho muita dificuldade na hora de comprar os alevinos.
Tenho conhecimento que o pessoal que mim vende eles colhem as ovas das femeas deles e mandam para o laboratorio do projeto pacu; o que devo fazer para eu produzir femeas e desovalas. dessa forma eu diminuiria muito os meus custos.