Cidades-sede da Copa terão protestos neste fim de semana contra violação de direitos

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 terão manifestações neste final de semana e na segunda-feira (12) para marcar o lançamento de um dossiê com dados sobre violações de direitos humanos por causa das obras e transformações urbanas para o Mundial, como a remoção de 160 mil famílias. No caso da cidade do Rio de Janeiro, o documento também inclui denúncias contra as obras para as Olimpíadas de 2016.

Elaborado pela Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa, o dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos está dividido em seis capítulos. Lista situações específicas de desrespeito à direitos nas áreas de moradia, trabalho, informação, participação e representação popular, meio ambiente, acesso a bens públicos, além de mobilidade. Será protocolado em órgãos municipais, estaduais, federais e em organismos internacionais.

De acordo com a representante da organização, Andressa Caldas, o governo brasileiro tem patrocinado a criação de “cidades de exceção”, mau uso do dinheiro público e superfaturamento de obras que beneficiam apenas sete empreiteiras no país. Além disso, segundo ela, o dossiê aponta violação de direitos de trabalhadores, principalmente informais, do direito à moradia e à informação, entre outros itens.

“As remoções, por exemplo, são um tópico emblemático. Focamos nos procedimentos arbitrários como dar zero hora para o morador sair de sua casa, no pagamento irrisório de indenizações e apontamos estimativas de remoções, porque o próprio governo brasileiro não disponibiliza esse dado, o que revela a marca mais forte dos jogos: a negação do direito à participação pública e a informação”, criticou a integrante da organização não governamental Justiça Global.

Durante os protestos – a maior parte marcada em frente às prefeituras e em centros urbanos – também será distribuída uma nota pública contra a Lei Geral da Copa. De acordo com os comitês, o texto atual, que pode ser aprovado ainda em 2011 pela Câmara dos Deputados, cria um “contexto de alterações legais e administrativas de caráter excepcional” atentando contra os interesses nacionais”, em favor da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e dos parceiros dela.

Os comitês populares defendem que o Mundial não pode ser justificativa para a infração do regime jurídico brasileiro, que vem sendo violado desde aprovação em 2010 e em 2011 de lei para isentar de tributos federais produtos dos jogos. Pedem, na nota, ao Congresso Nacional, um amplo debate sobre a Lei Geral da Copa antes da aprovação.

Organizarão protestos as cidades do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Procurado pela reportagem, o Ministério do Esporte não respondeu as denúncias do dossiê.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

O Governo de Dilma é uma decepção só!!! Enquanto governo estiver loteano o governo em troca de apoio vai ser dificil levar o projeto da copa do mundo de froma séria. TEMOS QUE TIRAR RICARDO TEXEIRA DA CBF

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.