Presos em regime semiaberto são monitorados por tornozeleira em PE

Os reeeducandos que tiveram direito ao regime semiaberto ou foram autorizados pelo juiz a sair dos presídios de Canhotinho, Petrolina e Itamaracá, em Pernambuco, vão ser monitorados através de tornozeleiras eletrônicas.

O governador do Estado, Eduardo Campos, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7), o Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos, localizado em Santo Amaro, no Recife, onde 40 técnicos especializados controlam o deslocamento dos beneficiados pelo regime.

A nova tecnologia estava em teste desde agosto. O gerente do Centro de Monitoramento, Renato Pinto, conta que 400 reeducandos que foram liberados na sexta-feira (4), para passar o final de semana com a família, estão sendo monitorados. “Eles tem até a terça pela manhã para se reapresentar ao presídio”, explica, acrescentando que, no total, 1.000 pessoas estão utilizando o equipamento. O governador ressalta a importância desse monitoramento para a ressocialização desses indivíduos. “Eles têm como provar a sociedade que estão aptos a voltar ao convívio social, que não infringiram mais nenhuma lei”, defende Campos.

O monitoramento auxilia no cumprimento da lei, uma vez que os beneficiados com o regime semiaberto tem direito a visitar a família, a realizar atividades educativas, além de trabalho externo, sob fiscalização do Estado. Por enquanto, os reeducandos que utilizam o equipamento são aqueles que cometeram homicídio, latrocínio ou acusado de tráfico. “Apenas aqueles que a justiça entende que precisam ser monitorados com mais atenção”, justifica Renato Pinto.

As tornozeleiras enviam as informações via satélite para uma central localizada em São Paulo, que as repassa para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), em Pernambuco. Cada reenducando que utilizar o equipamento, que custa por mês ao estado R$ 660, será registrado no sistema de monitoramento.

A partir do registro, são criadas zonas de inclusão, onde é definido o trajeto utilizado pelo preso quando não está em uma unidade prisional e também o horário e local que devem permanecer. O Ciods é comunicado imediatamente se o reeducando se desviar mais que 500 metros do caminho permitido e uma viatura policial é enviada.

Aqueles que romperem o lacre da tornozeleira são imediatamente considerados foragidos pela polícia. “Neste final de semana, um reeducando rompeu o lacre em Paudalho e foi levado de volta para o Aníbal Bruno”, exemplifica o governador. Se não houver fuga, o reeducando poderá responder pelo crime de dano contra o patrimônio, podendo voltar ao regime fechado.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

O que as autoridades competentes devia ver era o abuso de poder dentro dos presídios do semi aberto Pe onde foram colocadas as tornozeleiras por contas dos agentes penitenciarios.
Eles nao tem preparação nem uma. Tem muitos presos e familia revoltada como sao tratado.
como é que o sistema quer recuperar se as pessoas que estao sendo pagas para cuidar sao os primeiros a cometer varios crimes dentro do sistema. Tem presos que estão tentando se recuperar trabalhando andando certinho e quando voltam sao tratado mal pq os que nao tem beneficios paga os agentes corruputos para prejudicar pq nao gosta dos presos por querer alguma vingança e os agentes recebem dinheiro muito nao é pouco nao. Cad~e os criterios esses quinhentos metros se sair perde tudo que lutou esses por anos para pg sua pena e volta para o fechado vcs tao querendo o que q? quais os critérios? Analise caso a caso.

A justiça e mesmo muito erronea com relaçao a quem quer se ressocializar se colocou a tornozeleira, trabalha,estar cumprindo todos os requisitos porque nao dar o beneficio da prisao domiciliar sendo monitorado em casa tipo de casa pro trabalho( quem sai da cadeia todos os dias pra trabalhar e volta. Sera que am casa nao vai fazer o mesmo.)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.