Deputado Gonzaga Patriota destaca tecnologia usada em fazenda para amenizar os efeitos da seca
Nesta terça-feira (11), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) destacou, no Plenário da Câmara, a tecnologia usada na Fazenda Caroá, no município de Afogados da Ingazeira, para diminuir os efeitos da estiagem que castiga o Nordeste.
De acordo com o parlamentar, a Fazenda Caroá é um exemplo de convivência com o clima do semiárido. Na propriedade do engenheiro mecânico José Artur Padilha, os efeitos de uma das piores secas da história são limitados. Os animais não passam fome e existe água em boa quantidade para os rebanhos e as pessoas.
Gonzaga Patriota explica que esse é o resultado do trabalho do produtor que uniu os conhecimentos da profissão à observação da natureza. O produtor construiu 350 pequenas barragens curvadas ao longo do rio que corta a propriedade.
O conceito das barragens é muito simples. Em todo leito do riacho Carapuça, da nascente até a foz, são construídos diques de pedra de margem a margem. São arcos posicionados de modo que a parte côncava fique virada para a foz do rio. Na época da chuva, a água e o solo das encostas descem e ficam represados. A água se infiltra no solo e se armazena no lençol freático. Na época da seca, o subsolo está cheio de água. Para captá-la, é preciso construir unidades de armazenamento como cacimbas de pedra. De cada cacimba saem canos que levam a água para toda a fazenda. O sistema funciona por gravidade. A pressão é tanta que a água aflora com força. A estrutura artesanal se mantém através da pressão exercida pelo próprio material.
O socialista lembra que essa tecnologia pode ser desenvolvida em outras regiões. “Esse sistema, que funciona bem para as condições da fazenda, pode ser estendido para várias outras regiões do Nordeste. Mas é preciso lembrar que existem outras técnicas de armazenamento de água para a realidade nordestina. O importante é tornar todas essas tecnologias acessíveis às famílias do sertão“, disse.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário