No Recife, mais de 300 novos agentes começam a atuar em presídio

O Presídio Aníbal Bruno, localizado no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, irá substituir 40 policias militares que trabalhavam desviados de suas funções por novos 303 agentes penitenciários a partir desta terça-feira (10). A promessa da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) é melhorar a situação na unidade prisional, tendo o total controle interno, e acabar com a atuação dos conhecidos “chaveiros”, presos que controlam a abertura e fechamentos das celas de outros detentos. Os policiais militares passarão a trabalhar nas guaritas do presídio, cargo para o qual foram designados inicialmente.

“O mais importante é a questão do controle total do presídio, na assistência, na educação e na organização. E tudo isso com muita prudência, moderação e profissionalismo. A certeza é o controle geral. Toda e qualquer tarefa interna e qualquer ligação com diretor do presídio serão feitas pelos agentes”, diz o secretário-executivo de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro.

Os novos agentes penitenciários já estão trabalhando e se adaptando à realidade do Aníbal Bruno desde a semana a passada. O treinamento desses novos funcionários, que foram aprovados em concurso público, começou no final de 2010. “Todos eles foram orientados. Fizeram um treinamento de seis meses, que acabou em junho de 2011. Eles chegaram sem saber praticamente nada. Com o curso de formação, aprenderam todos os detalhes: lições de ressocialização, segurança, direitos humanos, gerenciamento de crises e uso de armas não letais”, informa o coronel Ribeiro.

A Seres pretende, através de ações integradas, mudar a realidade do sistema prisional do estado, principalmente do Aníbal Bruno, que já foi considerado o pior presídio do Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até a metade deste ano, está prevista a inauguração da Penitenciária de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, que oferecerá novas 3.126 vagas. O novo presídio receberá detentos do Aníbal e também cerca de 80% dos presos da Penitenciária de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Os serviços para a construção do Presídio de Araçoiaba, no Grande Recife, também já começaram. Quando concluídos, a intenção do governo é acabar com o presídio da Ilha de Itamaracá, voltando a incentivar o turismo no Litoral Norte de Pernambuco.

Mais mudanças estruturais no próprio Aníbal Bruno também estão previstas ainda para este ano. Entre as obras, há três mil metros quadrados de área de assistência, como enfermagem e salas, e a implantação de uma escola de gastronomia, formando garçons e cozinheiros. “O presídio será dividido em três, com três gestões e três diretores. Os presos serão classificados por número de processo, por tipo de crime. Será mais fácil administrar as unidades prisionais. Com as reformas, serão novas 420 vagas”, explica o secretário de Ressocialização, que informa ainda que, diariamente, haverá duas totalidades, contagem dos presos para evitar fugas.

Celular
Ainda a partir desta semana, será instalado no Aníbal Bruno, para fase de testes, um aparelho que bloqueia o sinal de celulares dentro da unidade prisional. O produto, que vem importado de Israel, promete evitar a comunicação dos presidiários com pessoas que estejam fora da penitenciária. O coronel Romero Ribeiro diz que a intenção é que os moradores da região do bairro do Sancho não sejam prejudicados “É o nosso compromisso, a gente não quer complicar a vida do cidadão. Estudos estão sendo feitos para que isso não aconteça. Caso interfira, iremos desinstalar”, conclui

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

OLA DEPUTADO GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO OBTER INFORMAÇÕES REFERENTE A SELEÇÃO PARA AS VAGAS DE EMPREGO. SE TEM ALGUM EDITAL, ENTREGA DE CURRICULUM PARA ALGUMA PESSOA RESPONSAVEL. GRATA KATIANE SOUZA ENFERMEIRA

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.